Em apenas 5 dias cerca de 150 internautas transferiram para a plataforma de crowdfunding da Associação Salvador - www.preenchaestavida.com - mais de 7500 euros, naquele que é já considerado um dos case studies de sucesso do crowdfunding em Portugal. Esta verba permite apoiar 3 das 70 candidaturas à Acção Qualidade de Vida, que não tinham sido apoiadas por falta de verba.
A verba angariada já está a ser aplicada na compra de uma grua de transferência para o Ruben Pedro e de uma cadeira elevatória para o Fernão Ribeiro. Diana Soares, de Santa Maria da Feira, está também a caminho de receber uma cadeira de rodas eléctrica, já que pouco falta angariar para cobrir o investimento previsto na sua candidatura. Para todos eles este "pequeno" contributo vai melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida.
Salvador Mendes de Almeida, Presidente da Associação Salvador, considera que os resultados alcançados foram surpreendentes e está optimista quanto à possibilidade de mais candidaturas virem a ser apoiadas por esta via: "Quando lançámos a plataforma nunca imaginámos que os resultados fossem tão imediatos. As redes sociais e os meios de comunicação social têm-nos ajudado a divulgar a plataforma mas, o mais importante, é que as pessoas são de facto solidárias quando as causas lhes inspiram confiança. Este tipo de projectos vive muito do passa palavra e por isso apelo a que todos nos ajudem para conseguirmos apoiar as 70 candidaturas. A entrega de apenas um euro na nossa plataforma pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas."
A Associação Salvador, no âmbito da Acção Qualidade de Vida, lançou no passado dia 25 de Outubro uma plataforma de crowdfunding que designou por "Preencha esta vida". O objectivo desta plataforma é angariar fundos para cobrir as 70 candidaturas à Acção Qualidade de Vida, que obtiveram avaliação positiva em 2011, mas que não foram apoiadas por falta de verba. Através da plataforma, qualquer pessoa ou empresa pode contribuir para o projeto e confirmar o valor que já foi angariado. A doação é feita online, através de referência multibanco.
A plataforma "Preencha esta vida" está disponível para donativos desde o seu lançamento, a 25 de outubro, até ao final do corrente ano.
O desenvolvimento do portal, realizado em parceria com a Link Consulting, conta com o apoio dos mecenas da Associação Salvador, Semapa e BES e ainda das empresas EMC e Zon, bem como da agência de publicidade Partners MSFT responsável pelo desenvolvimento criativo.