Subscrever Newsletter
home » os nossos projectos » acessibilidades » candidatura orçamento participativo

Candidatura Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo constitui uma nova forma de governação dos municípios assente na participação direta dos cidadãos. Nos últimos anos, são vários os municípios que têm vindo a aderir.

A Associação Salvador tem procurado apoiar e promover projetos que tenham como objetivo a inclusão das pessoas com deficiência motora. No futuro, continuaremos a promover novos projetos.

Em 2012, a Associação Salvador, em conjunto com a ACAPO, ACA-M, ADFA, ANACED, APEDV, FPDD, Fundação LIGA e Gulliver, submeteu ao Orçamento Participativo da Cãmara Municipal de Lisboa o projeto "LISBOA ACESSÍVEL", que consiste na criação de acessibilidades no eixo Entrecampos - Marquês de Pombal. Este projeto foi um dos vencedores, comprometendo-se a Câmara Municipal a realizá-lo num prazo de 18 meses.

O objetivo é tornar o eixo Entrecampos - Marquês de Pombal num modelo daquilo que deverá ser a cidade do futuro. Uma cidade mais acessível, atrativa, organizada, agradável para passear e andar a pé proporcionará uma maior qualidade de vida para TODOS os cidadãos.

Pretende-se, com a implementação deste projeto, eliminar todas as barreiras à acessibilidade neste percurso, incluindo:

1. Adaptar as passadeiras (eliminação do ressalto, colocação de pavimento táctil e de sinal sonoro nos semáforos);
  2. Adaptar as paragens de autocarro (passeio de acesso à paragem livre e à altura do interior do veículo, espaço de aproximação do autocarro, abrigo com espaço para permanência de cadeira de rodas);
  3. Remover obstáculos dos passeios e relocalizar mobiliário urbano, criando corredores de circulação com a largura exigida por lei;
  4. Regularizar o pavimento.

A intervenção neste percurso alargará as fronteiras impostas às pessoas com diferentes tipos de deficiência e demonstrará as vantagens de uma Lisboa acessível para todos. Será a concretização de um direito.

Clique aqui para consultar o folheto informativo que utilizámos na campanha de divulgação.

Em resumo
  • Orçamento Participativo
  • Projeto "Lisboa Acessível" foi um dos vencedores do Orçamento Participativo da CML 2012/2013