Subscrever Newsletter
home » os nossos projectos » conhecimento » simpósio sobre lesões vertebro-medulares

Simpósio sobre lesões vertebro-medulares

Um momento privilegiado para divulgar os avanços na investigação, conectar investigadores de vários pontos do globo e permitir a partilha de experiências entre investigadores e restante comunidade científica, clínicos, terapeutas, profissionais da área da reabilitação e ainda pessoas com deficiência motora.

Desde 2015 que a Associação Salvador organiza bienalmente, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o ICVS da Universidade do Minho, o Simpósio sobre lesões vertebro-medulares.

Para além da parte científica, o simpósio conta também com uma componente clínica e intervenções sobre temas de interesse ao dia-a-dia das pessoas com deficiência motora.

As Lesões Vertebro-Medulares (LVM) são um dos mais graves problemas que podem afetar o Sistema Nervoso Central, com consequências devastadoras para a vida dos pacientes. No entanto, até agora não foram encontradas terapias eficazes para o tratamento deste problema. Tendo isto em conta, os principais objetivos do SCiS-2015, um evento de dois dias totalmente dedicado a LVM, foram:

  • Discutir os mais recentes avanços no tema e a sua possível translação para a prática clínica. Para isso, um grupo de especialistas líderes nesta área irá apresentar e discutir os seus dados mais recentes em tópicos tais como aplicações clínicas, células estaminais, biomateriais e medicina regenerativa, farmacoterapias e novos modelos para estudar a recuperação de LVM.
  • Aproximar a comunidade civil aos cientistas e membros do corpo clínico. Várias sessões serão abertas ao público em geral, nomeadamente aos pacientes de LVM e seus familiares. Adicionalmente, os participantes terão a oportunidade de contactar diretamente com os cientistas na sessão de almoço “Meet the Scientist”. Finalmente, haverá sessões sobre rotinas diárias, como fisioterapia e desporto e será também organizada uma pequena feira de emprego.
  • Promover a colaboração entre grupos de investigação entre Portugal e Espanha com grupos do resto da Europa e da América do Norte. Ao aproximar estas comunidades científicas e estimular a discussão, esperamos que possam ser dados grandes passos no desenvolvimento de terapias nesta área. Sessões plenárias, apresentações orais selecionadas dos abstracts e sessões de pósteres serão a base para esta parte.

O próximo Simpósio sobre lesões vertebro-medulares realizar-se-á em 2018 e oportunamente serão divulgadas todas as informações úteis a quem desejar participar ou saber mais sobre a iniciativa.