Subscrever Newsletter
home » os nossos projectos » integração » ação qualidade de vida

Ação Qualidade de Vida

Processo de atribuição de apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.

O período de candidaturas para a Ação Qualidade de Vida 2014 decorreu até dia 28 de março. Consulte o regulamento aqui.

Muitas pessoas com deficiência motora não possuem os recursos financeiros necessários que lhes permitam ter uma vida com qualidade. Estas pessoas têm projetos de vida, objetivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios.

A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda de pessoas com deficiência motora, os quais obviamente não pode apoiar aleatoriamente sem a definição de critérios e requisitos.

A Ação Qualidade de Vida é um processo de candidatura anual, criado pela Associação Salvador, para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora adquirida e com comprovada falta de recursos financeiros. Este ano será dada  prioridade a candidatos com limitações motoras sem comprometimento cognitivo.

Para ser possível dar uma resposta mais justa à variedade de pedidos recebidos, existem três categorias que visam apoiar casos distintos, sendo que o candidato apenas se pode candidatar a uma das categorias:

a) Integração profissional/ formação - Visa garantir condições para que a pessoa possa desenvolver a sua atividade profissional ou melhorar o seu nível de formação, podendo desta forma contribuir para a sociedade, desempenhando um papel mais ativo. O candidato deve ter entre 12 e 60 anos. A candidatura pode ser apresentada pelo próprio ou por terceiros, no caso de o candidato ser menor.

Exemplos de apoios: cadeiras de rodas, software, hardware específicos, cursos de formação, comparticipação de deslocações.

b) Prática desportiva - Visa a criação de condições para que a pessoa possa desenvolver uma atividade desportiva, valorizando-se candidatos que tenham um projeto de competição. Neste caso, o candidato deverá referir na candidatura o plano das provas e treinos anuais previstos. O candidato deve ter entre 12 e 60 anos. A candidatura pode ser apresentada pelo próprio ou por terceiros, no caso de o candidato ser menor.

Exemplos de apoios: material de suporte à prática desportiva - handbike, cadeira de rodas para a prática desportiva (basquete, ténis), equipamento de boccia, entre outros; apoio para o desenvolvimento da prática desportiva - transporte, inscrições em provas, ginásio, entre outros.

c) Criação do próprio negócio - Visa estimular o empreendedorismo. O júri irá selecionar apenas um projeto de entre todos os apresentados, a ser desenvolvido por uma pessoa com deficiência motora adquirida. O candidato deve ter entre 18 e 60 anos. A candidatura tem de ser apresentada pelo próprio.

Após a análise das candidaturas, a Associação Salvador poderá solicitar ao candidato a alteração da categoria à qual se candidata, caso considere que a mesma não se enquadra naquela para a qual se candidatou. Nestes casos, poderão ser pedidos dados adicionais.

Histórico da Ação Qualidade de Vida

Nas seis edições anteriores da Ação Qualidade de Vida - 2008, 2009 , 2010 , 2011, 2012 e 2013  - foram atribuídos apoios a 133 pessoas com deficiência motora num valor total de 458.577 mil euros.

Histórico do Preencha Esta Vida

Entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014, através da Plataforma "Preencha Esta Vida" , foi ainda possível angariar fundos que permitiram apoiar mais 6 pessoas que não tinham sido apoiadas através do orçamento da Ação Qualidade de Vida 2013. Nas três edições anteriores foram atribuídos apoios a 26 pessoas com deficiência motora num valor de 110.460 mil euros.

Em resumo
  • Processo de candidatura anual
  • Atribuição de apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora
  • Candidaturas em 2014: de 12 de fevereiro a 28 de março de 2014