Subscrever Newsletter
home » os nossos projectos » integração » ação qualidade de vida

Ação Qualidade de Vida

Processo de atribuição de apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.

O período de candidaturas para a Ação Qualidade de Vida 2015 decorre até dia 31 de março.
Consulte o regulamento AQUI.

Muitas pessoas com deficiência motora não possuem os recursos financeiros necessários que lhes permitam ter uma vida com qualidade. Estas pessoas têm projetos de vida, objetivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios.

A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda de pessoas com deficiência motora, os quais obviamente não pode apoiar aleatoriamente sem a definição de critérios e requisitos. A Ação Qualidade de Vida é um processo de candidatura anual, criado pela Associação Salvador, em 2008, para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.

Para ser possível dar uma resposta mais justa à variedade de pedidos recebidos, existem quatro categorias com objetivos distintos, sendo que o candidato apenas se pode candidatar a uma categoria:

• Desporto - visa possibilitar a prática desportiva para uma vida mais ativa.
    Exemplos de apoio: handbikes, equipamento desportivo, inscrições em provas, mensalidades de modalidade, entre outros.
    Formulário de Candidatura - Desporto
  • Formação - aumentar competências e conhecimento para uma melhor integração.
    Exemplos de apoio: hardware ou software específico, cursos de formação, comparticipação de deslocações, entre outros. O candidato deve ter idade superior a 16 anos.
    Formulário de Candidatura - Formação
  • Criação do próprio negócio - estimular o empreendedorismo para uma maior autonomia.
    Exemplos de apoios: investimento inicial, apoio à definição de modelo de negócios, mentoria para arranque e acompanhamento do projeto, entre outros. O candidato deve ter idade superior a 18 anos.
    Formulário de Candidatura - Criação do Próprio Negócio
  • Obras em casa - eliminar barreiras para uma vida com dignidade.
    Exemplo de apoios: adaptação de casas de banho, cozinhas, rampas de acesso, entre outros.
    Formulário de Candidatura - Obras em Casa

A Ação Qualidade de Vida destina-se a apoiar preferencialmente casos que não encontraram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Ministério da Saúde ou outros.

Na edição de 2015, a Associação Salvador irá financiar até 90% do custo efetivo do apoio solicitado, até um limite de 9.000 euros, sendo que o candidato deverá comparticipar sempre o restante valor.

Histórico da Ação Qualidade de Vida
Nas sete edições da Ação Qualidade de Vida - 2008, 2009 , 2010 , 2011, 2012 e 2013 e 2014 - foram atribuídos apoios a 159 pessoas com deficiência motora num valor total de 553.577 mil euros.

Histórico do Preencha Esta Vida
Nas três edições anteriores foram atribuídos apoios a 32 pessoas com deficiência motora num valor de 121.799 mil euros.

Em resumo
  • Processo de candidatura anual
  • Atribuição de apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora
  • Candidaturas: de 06 de fevereiro a 31 de março de 2015