Subscrever Newsletter
home » os nossos projectos » integração » apoio ao emprego

Apoio ao Emprego

Ter um emprego é essencial para a autonomia e para a qualidade de vida de qualquer pessoa!

Em Portugal, a taxa de desemprego das pessoas com deficiência é duas vezes e meia superior à média nacional. Para contribuir para a empregabilidade das pessoas com deficiência motora a Associação Salvador apresenta o projeto  "O Talento não tem Limites", sendo um reforço de uma área já existente desde 2009 na associação - Integração profissional - na qual decidimos apostar em 2015 e nos anos seguintes por considerarmos que pode ter um impacto transversal muito elevado na vida das pessoas com deficiência motora.

Prestamos os seguintes apoios nesta área:

Campanha de sensibilização para empresas e para pessoas com deficiência motora

A Associação Salvador pretende contribuir para a desmistificação dos preconceitos relativamente à contratação das pessoas com deficiência e às suas capacidades. Para este efeito, leva a cabo uma campanha com informação acerca dos benefícios e das vantagens da contratação de pessoas com deficiência motora, através de uma brochura informativa, da partilha de casos de sucesso de pessoas com deficiência motora que se encontram a trabalhar; através da presença em feiras de emprego e de recrutamento.

Inscreva-se no nosso programa de emprego "O Talento não tem Limites" aqui!

Gestão e acompanhamento da oferta e procura de emprego

A Associação Salvador presta apoio individual e personalizado às pessoas com deficiência motora que se encontram à procura de emprego. Criámos uma Base de dados que tem como objetivo estabelecer a ligação direta entre pessoas com deficiência motora que estão à procura de emprego e entidades empregadoras, fazendo um matching entre o perfil dos candidatos e o perfil requerido pelas empresas.

A partir da sua inscrição, a Associação Salvador leva a cabo uma série de iniciativas que pretendem potenciar a procura e obtenção de emprego:

• Orientação profissional de candidatos;
  • Realização de entrevistas exploratórias para encaminhamento dos currículos para ofertas de emprego, respondendo às necessidades da entidade empregadora;
  • Análise e apoio na melhoria do curriculum vitae;
  • Preparação para entrevistas;
  • Matching entre ofertas e candidatos;
  • Acompanhamento na colocação e pós-colocação.

Para além disto, a Associação leva a cabo o estabelecimento de contatos com possíveis entidades empregadoras, dando a conhecer o projeto e desmistificando os preconceitos relacionados com

a contratação de pessoas com deficiência.

Se está interessado em que a sua empresa faça parte deste movimento pela empregabilidade inclusiva contacte-nos!

Sessões de Formação e Capacitação para a Empregabilidade

Desenvolvemos um trabalho de identificação de necessidades formativas das pessoas com deficiência motora, promovendo atividades que têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências pessoas e profissionais. A preparação para entrevistas de emprego, passa por simulações representativas do ambiente de recrutamento, em formato de role-play desenhado para o efeito.

Encontro de Recrutamento

Promoção de um encontro de recrutamento, no qual irão estar presentes entidades empregadoras com vagas em aberto. Os candidatos terão a oportunidade de conhecer as entidades e, através um speed recruitment fazerem uma apresentação através de um pitch, aos Diretores de Recursos Humanos das entidades, que lhes darão feedback in loco.

Parcerias:

Deloitte - investidor e consultoria periódica

Randstad - investidor

Konecta - formação

Em resumo
  • Inscreva-se na Bolsa de Emprego
  • Participe em workshops de Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Se é uma empresa conheça os incentivos à contratação de pessoas com deficiência
  • Conheça testemunhos de pessoas com deficiência que estão a trabalhar