Subscrever Newsletter
home » os nossos projectos » integração » apoio ao emprego

Apoio ao Emprego

Ter um emprego é essencial para a autonomia e para a qualidade de vida de qualquer pessoa!

Enquadramento do projeto de emprego da Associação Salvador

Em Portugal, a taxa de desemprego das pessoas com deficiência motora é 2.5 vezes superior à média nacional. Face a esta realidade, a Associação Salvador criou o projeto "O talento não tem limites" que tem como objetivo potenciar a integração profissional de pessoas com deficiência motora, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para uma sociedade mais inclusiva.

As iniciativas desenvolvidas incluem orientação profissional, ações de formação para desenvolvimento de competências, prospeção de ofertas de emprego e acompanhamento de entidades empregadoras nos processos de recrutamento.

Campanha de sensibilização

De forma a desmistificar preconceitos relacionados com a contratação de pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador leva a cabo uma campanha de sensibilização com recurso a brochuras informativas acerca dos benefícios e das vantagens na contratação de pessoas com deficiência, partilha de casos de sucesso e presença em feiras de emprego e recrutamento.

Gestão e acompanhamento da oferta e procura de emprego

A Associação Salvador presta apoio individual e personalizado às pessoas com deficiência motora que se encontram à procura de emprego e às entidades empregadoras que procuram bons profissionais. Para tal, desenvolve algumas iniciativas que potenciam a procura e obtenção de emprego, como a realização de entrevistas exploratórias, a orientação profissional de candidatos, a análise e apoio na melhoria do curriculum, a preparação para entrevistas de emprego e o acompanhamento na colocação e pós-colocação. As entidades empregadoras não ficam esquecidas neste processo e é dado um acompanhamento ao nível do esclarecimento acerca dos benefícios da contratação de pessoas com deficiência, apoio nos processos de recrutamento e de contratação, incluindo acompanhamento na elaboração de candidaturas a medidas de emprego.

É garantido um encaminhamento pertinente dos candidatos para as vagas de emprego, através da realização de um matching entre o perfil dos candidatos e o perfil requerido pelas empresas.

Se tem deficiência motora  procura emprego, inscreve-se no nosso projeto aqui!

Sessões de formação e capacitação para a empregabilidade

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências, ao nível pessoal e profissional, a Associação Salvador identifica, em conjunto com os candidatos, as suas necessidades formativas, promovendo ações de formação que as colmatem ou encaminhando para outras soluções. A capacitação passa também pela preparação dos candidatos para entrevistas emprego e simulações de recrutamento, através da técnica de role-play.

Encontro de Recrutamento

Promoção de um encontro de recrutamento, com várias entidades empregadoras com processos de recrutamento em aberto. Os candidatos têm a oportunidade de conhecerem as entidades e estabelecerem contactos, através da sua participação num speed recruitment. A 1ª edição, em 2015, foi um sucesso!

Parcerias:

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - investidor

Istituto Nacional para a Reabilitação - investidor

Deloitte - investidor e consultoria periódica

Em resumo
  • Inscreva-se na Bolsa de Emprego
  • Participe em workshops de Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Se é uma empresa conheça os incentivos à contratação de pessoas com deficiência