Subscrever Newsletter
home » os nossos projectos » sensibilização » regresso seguro

Campanha de sensibilização rodoviária realizada em locais específicos de vida nocturna, promovida por voluntários com deficiência motora resultante de acidente de viação.

Regresso Seguro é uma campanha de prevenção rodoviária realizada em locais específicos de vida nocturna, que tem como objectivo principal alertar os utilizadores dos serviços de diversão nocturna para a não condução sob o efeito do álcool.

Trata-se de uma acção pela positiva, que visa comunicar de uma forma acessível e directa com os condutores, com o testemunho ao vivo de pessoas que tiveram más experiências resultantes do facto de terem conduzido quando já não estavam em condições.

Dinâmica

A acção é feita por equipas de voluntários da Associação Salvador, grande parte dos quais pessoas que se deslocam em cadeira de rodas vítimas de acidentes de viação.

É feita uma distribuição de flyers “Cartão com balão” e colocação de autocolante electrostáticos nas portas dos carros. Em paralelo estabelece-se um contacto com restaurantes e cafés, pedindo-lhes para entregarem a conta dentro de um suporte com uma mensagem de sensibilização. Para além da distribuição de materiais, é estabelecido um diálogo entre os diversos intervenientes.

Acções Realizadas

As acções têm vindo a ser realizadas desde o ano de 2008, tendo a Associação Salvador contactado já com inúmeros jovens por todo o país.

• Lisboa/ Zona Bairro Alto – Dez. 2008
  • Algarve/ Vilamoura e Portimão – Julho 2009
  • Lisboa/ Zona de Santos – Dez. 2009
  • Coimbra/ Queima das Fitas – Maio 2010