Dia das Acessibilidades 2021
20 Outubro Todo o país

Este ano, o Dia das Acessibilidades conta com a maior edição de sempre, já no próximo dia 20 de outubro.

O objetivo é envolver a comunidade escolar, empresas e (pela primeira vez) universidades em todo o país.

Um dia de sensibilização, dedicado a um dos principais problemas de exclusão social das pessoas com deficiência motora.

A Associação Salvador, acreditando no enorme potencial de toda a sociedade enquanto agente de mudança, desafia todo o país a juntar-se a este movimento!

O desafio é parar o país inteiro por esta causa!

A Lei das Acessibilidades tem mais de 20 anos e… O que mudou? Será que temos um país acessível? Será que todos, individualmente, podemos ter um papel ativo?

Em 2 anos, foram mais de 20.000 os participantes que deram um verdadeiro impulso a uma causa pela qual podem fazer a diferença.

EMPRESAS

Este ano ambicionamos chegar mais longe e envolver o máximo de colaboradores de diferente empresas. Não deixe a sua empresa de fora!

Para as empresas temos planeadas palestras inspiradoras com os nossos Mentores de Acessibilidades e um desafio de voluntariado.

Agora, é possível dedicar umas horas do seu tempo e contribuir para uma mudança na área das acessibilidades. Poderá fazer voluntariado online (em caso de teletrabalho) ou voluntariado presencial. Todos os minutos contam e a Associação Salvador precisa da sua ajuda!

A inscrição é obrigatória e deverá ser feita através do linkhttps://forms.gle/T1kmMTJyAWxq1mbS6

ESCOLAS

Para 2021, concebemos este dia de forma a estar de acordo com a realidade de cada turma, de cada escola, de cada agrupamento.

A competição saudável entre turmas e entre escolas foi preparada para 2 escalões: do 1º ano ao 8º ano e do 9º ano ao 12º ano. No fim, um prémio merecido que solidifica o objetivo do dia: um país mais inclusivo e acessível a todos.

As atividades, que serão dinamizadas pelos professores, contarão com materiais enviados pela Associação Salvador

Poderão ser realizadas em qualquer horário do dia, a definir pela escola, e terão a duração máxima de 90 minutos, sendo totalmente gratuitas. Existirá opção de atividade online ou misto de sala de aula com atividade no exterior.

UNIVERSIDADES

Para as Universidades, iremos começar o dia com uma pequena palestra inspiradora online, realizada pelos mentores de acessibilidades da Associação Salvador. No final da apresentação, convidaremos os alunos para uma ação de voluntariado. A participação do maior número de alunos será essencial para caminharmos para um país mais acessível a todos. Nas últimas edições, mais de 20.000 pessoas foram sensibilizadas e queremos continuar a sensibilizar muitas mais!

Esta atividade poderá ser enquadrada numa cadeira ou a nível de integração académica – deixamos ao critério de cada Universidade – e tem como principais objetivos mapear toda a envolvente da Universidade, sensibilizar os comerciantes locais para as acessibilidades e colocar os alunos "na pele" de quem, todos os dias, passa por barreiras arquitetónicas e espaços de difícil acesso, desafiando-os a avaliar locais utilizando a App + ACESSO PARA TODOS.

A ideia é existir uma competição interna. O aluno que fizer mais avaliações, ganhará o desafio!

O evento terá lugar em horário a definir, consoante a disponibilidade. Contamos convosco?

JUNTOS MUDAMOS VIDAS!

• Inscreva-se já!