Abriram as candidaturas para os apoios em Obras em Casa, Equipamentos Desportivos e Formação e Emprego!
Notícia 01/12/2020

A Ação Qualidade de Vida está de regresso para a 14ª edição. Este ano, a Associação Salvador abre as candidaturas mais cedo e volta a atribuir 130.000€ em apoios a pessoas com deficiência motora e comprovada carência financeira.

Ao longo de 13 anos, através desta iniciativa, a Associação Salvador já conseguiu mudar 456 vidas de pessoas com deficiência motora, num total de 1.400.000 euros em apoios.

As candidaturas estão abertas e decorrem até ao dia 3 de fevereiro.

Pode candidatar-se diretamente pelos formulários online ou pode descarregar o formulário, preencher e enviar por correio. Para esclarecer todas as questões, irão realizar-se ainda este mês de dezembro, duas Sessões de Esclarecimento através da plataforma zoom: dia 9 às 11h00 e dia 15 às 18h00.

Os apoios poderão ser solicitados em três áreas distintas: Obras em casa (ex. adaptação de casas de banho ou rampas de apoio); Formação e Emprego (ex. cursos de formação ou investimento para desenvolvimento do próprio negócio); e Equipamentos Desportivos (ex. cadeiras de rodas para a prática desportiva).

A Ação Qualidade de Vida visa, assim, apoiar casos que não encontram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional ou outras entidades competentes.

“Todos os apoios são importantes para mudar mentalidades e para atingir os nossos sonhos. Começámos com um orçamento reduzido (em 2008 apoiámos 2 pessoas) e agora apoiamos mais de 30 pessoas anualmente. Este crescimento só é possível graças ao apoio de todos. Temos consciência de que ainda há muito a fazer nesta área. O que nos move é transformar vidas”, refere Salvador Mendes de Almeida, Presidente e fundador da Associação Salvador.

O projeto Ação Qualidade de Vida conta com o imprescindível apoio dos nossos mecenas BrisaDelta CafésNovo Banco e Semapa.

Este ano, excecionalmente, a categoria de Obras em Casa conta com o apoio do Prémio BPI "la Caixa" Capacitar.

O Daniel Tristão, a Sandra Manuel e o Sérgio Jardim dão os seus testemunhos sobre a importância do AQV nas suas vidas:

“O apoio da Associação Salvador, que mudou a minha vida, tornou este objeto que é a cadeira de rodas que, para muitos, é um problema, em apenas um acessório para poder seguir os meus sonhos e objetivos que tenho pela minha vida fora.” – Daniel Tristão (Algarve), paraplégico devido a um acidente na neve, foi beneficiário da AQV, através do apoio para realizar o Curso de Oficial de Operações de Voo. Atualmente, integra a NETJETS, a maior empresa do mundo de jatos privados.

“Com o apoio da Associação Salvador posso alcançar os meus objetivos, o céu não é o limite mas sim o ponto de partida.” – Sandra Manuel (Lisboa), paraplégica após situação de violência doméstica. Presa a uma cadeira de rodas, num 2º andar sem elevador, candidatou-se à AQV, através da qual foi apoiada com uma plataforma elevatória. A angariação de fundos foi desenvolvida  através de uma campanha original, “Degrau a Degrau vamos ajudar a Sandra” que, através da venda metafórica de 48 degraus, permitiu angariar os 18.000€ necessários.

"Muito obrigado pela ajuda, todos estes equipamentos farão uma enorme diferença no meu dia a dia. Sou um Contador de histórias muito feliz, porque sei que a minha mensagem irá chegar, mais facilmente a muitas crianças." Sérgio Jardim (Madeira), paralisia cerebral (85% de incapacidade), foi apoiado em 2019, através de equipamento informático e software específico, que irá permitir uma maior autonomia, socialização, eficácia, integração e comunicação. Atualmente, o Sérgio vive no lar da APCM, onde participa no projeto Contadores de Histórias para crianças utilizando a comunicação aumentativa e alternativa, sendo fundamental o equipamento recebido.

Mais informação, consulte a página do projeto Ação Qualidade de Vida - AQUI.

• Candidaturas até 3 de fevereiro.

Os apoios poderão ser solicitados em três áreas distintas: Obras em casa, Equipamentos Desportivos e Formação e Emprego