Ação Qualidade de Vida volta a atribuir 130.000€ em apoios a pessoas com deficiência motora
Notícia 16/01/2020

A Ação Qualidade de Vida está de regresso para a 13ª edição. Em 2020, a Associação Salvador volta a atribuir 130.000€ em apoios a pessoas com deficiência motora e comprovada carência financeira.

Ao longo de 12 anos, através desta iniciativa, a Associação Salvador já conseguiu mudar 410 vidas de pessoas com deficiência motora, num total de apoios que ultrapassa 1 milhão de euros.

As candidaturas estão abertas e decorrem até ao dia 15 de março.

Os apoios poderão ser solicitados em três áreas distintas: Obras em casa (ex. adaptação de casas de banho ou rampas de apoio); Formação e Emprego (ex. cursos de formação ou investimento para desenvolvimento do próprio negócio); e Equipamentos Desportivos Adaptados (ex. cadeiras de rodas para a prática desportiva).

A Ação Qualidade de Vida visa, assim, apoiar casos que não encontram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional ou outras entidades competentes.

“Todos os apoios são importantes para mudar mentalidades e para atingir os nossos sonhos. Começámos com um orçamento reduzido (em 2008 apoiámos 2 pessoas) e agora apoiamos mais de 30 pessoas anualmente. Este crescimento só é possível graças ao apoio de todos. Temos consciência de que ainda há muito a fazer nesta área. O que nos move é transformar vidas”, refere Salvador Mendes de Almeida, Presidente e fundador da Associação Salvador.

Esta iniciativa conta com o apoio da Brisa, Delta Cafés, Novo Banco e Semapa.

Para esclarecer qualquer dúvida, poderá encontrar-nos nas seguintes sessões de esclarecimento

• Centro de Medicina e Reabilitação do Norte – 30 de janeiro, pelas 17h;
  • Centro de Reabilitação Profissional de Gaia – dia 5 de Fevereiro pelas 11h15;
  • Instituto Português do Desporto e Juventude de Faro - dia 6 de Fevereiro, pelas 11h30;
  • Teia D’impulsos, em Portimão - dia 6 de Fevereiro, pelas 18h00.
  • Centro de Medicina e Reabilitação da Região Centro (Rovisco Pais) – dia 13 de Fevereiro, pelas 10h30;
  • Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão – dia 13 de Fevereiro,  pelas 16h30;

Alguns testemunhos Ação Qualidade de Vida(AQV):

“O apoio da Associação Salvador, que mudou a minha vida, tornou este objeto que é a cadeira de rodas que, para muitos, é um problema, em apenas um acessório para poder seguir os meus sonhos e objetivos que tenho pela minha vida fora.” – Daniel Tristão (Algarve), paraplégico devido a um acidente na neve, foi beneficiário da AQV, através do apoio para realizar o Curso de Oficial de Operações de Voo. Atualmente, integra a NETJETS, a maior empresa do mundo de jatos privados.

“Com o apoio da Associação Salvador posso alcançar os meus objetivos, o céu não é o limite mas sim o ponto de partida.” – Sandra Manuel (Lisboa), paraplégica após situação de violência doméstica. Presa a uma cadeira de rodas, num 2º andar sem elevador, candidatou-se à AQV, através da qual foi apoiada com uma plataforma elevatória. A angariação de fundos foi desenvolvida  através de uma campanha original, “Degrau a Degrau vamos ajudar a Sandra” que, através da venda metafórica de 48 degraus, permitiu angariar os 18.000€ necessários.

"Muito obrigado pela ajuda, todos estes equipamentos farão uma enorme diferença no meu dia a dia. Sou um Contador de histórias muito feliz, porque sei que a minha mensagem irá chegar, mais facilmente a muitas crianças." Sérgio Jardim (Madeira), paralisia cerebral (85% de incapacidade), foi apoiado em 2019, através de equipamento informático e software específico, que irá permitir uma maior autonomia, socialização, eficácia, integração e comunicação. Atualmente, o Sérgio vive no lar da APCM, onde participa no projeto Contadores de Histórias para crianças utilizando a comunicação aumentativa e alternativa, sendo fundamental o equipamento recebido.

• Candidaturas até 15 de março.

Os apoios poderão ser solicitados em três áreas distintas: Obras em casa, Formação e Emprego e Equipamentos Desportivos Adaptados.