Associação Salvador disponibiliza informação sobre soluções de apoio para pessoas com deficiência em Portugal
Notícia 30/04/2020

Para fazer face à situação particularmente difícil para pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador fez um levantamento sobre os apoios existentes em Portugal, que agora disponibiliza.

Este levantamento, feito a partir de um questionário enviado a 324 Câmaras Municipais e 2886 Juntas de Freguesia, pretende ajudar esta população, muitas vezes isolada ou em situações vulneráveis, a manter-se informada sobre as opções de apoios existentes e dos quais poderá beneficiar, bem como a forma de os obter.

A informação, organizada por zonas dos país (NUT II – Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores), estará em atualização constante, mediante as respostas que a Associação Salvador  for recebendo, por parte das entidades consultadas.

A Associação Salvador reforça assim o apelo a todas as entidades públicas, para que sejam criadas e/ou reforçadas medidas de apoio para esta população de risco que, inevitavelmente, permanecerá em confinamento por tempo indefinido.

Com a propagação do vírus e o confinamento social alargado a toda a população, o isolamento das pessoas com deficiência acentuou-se ainda mais e, hoje, muitos encontram-se sem assistência, presos em casa e sem acesso a necessidades básicas.

Para aceder à informação sobre aos apoios existentes, selecione a zona do país pretendida:

- Zona Norte

- Zona Centro

- Lisboa

- Alentejo

- Algarve

- Região Autónoma da Madeira

- Região Autónoma dos Açores

• Base de dados pretende ajudar as pessoas com deficiência motora a manterem-se informadas sobre as opções de apoios existentes e dos quais poderão beneficiar, bem como a forma de os obter.