Associação Salvador preocupada com a solidão das pessoas com deficiência
Notícia 11/02/2014

Associação Salvador preocupada com a solidão das pessoas com deficiência

A Associação Salvador considera preocupante o facto de a solidão afetar milhares de portugueses, nomeadamente as pessoas portadoras de deficiência

Salvador refere: "Se imaginarmos uma pessoa com deficiência motora, sozinha em casa e que dê uma queda, sem qualquer possibilidade de se levantar para poder fazer aquela chamada telefónica a solicitar a ajuda de que precisa, o cenário torna-se desconcertante."

A Associação Salvador estabeleceu uma parceria com a TCare, empresa que proporciona um atendimento profissional permanente, acessível através de um equipamento de comunicação móvel que poderá ser facilmente colocado no pulso como relógio, no bolso ou ao pescoço. Este serviço foi desenvolvido para idosos mas também é adequado a crianças, pessoas com mobilidade reduzida ou dependência temporária, doentes crónicos ou em convalescença, para que se possam sentir mais seguros e tranquilos, com a garantia de apoio imediato sempre que necessitarem ou em caso de emergência.

O equipamento de comunicação parece um relógio de pulso, funciona como um telemóvel e alerta quem pode ajudar premindo apenas um botão. Do outro lado da linha encontra-se um centro de assistência 24 horas por dia, 365 dias por ano, com atendimento por enfermeiros que recebem as chamadas, avaliam a situação e encaminham para o tipo de assistência necessária.

O centro de assistência da TCare pode ainda fazer chamadas de acompanhamento genérico ou avisos de toma de medicação. Mantém um registo de dados de cada cliente (protegidos no quadro dos requisitos legais): identificação completa, contacto de parentes próximos, situação e historial clínico, tratamentos em curso, prestadores de cuidados de saúde e outros, a funcionarem na proximidade.

Da parceria resulta um desconto de 20% dos serviços da TCare para todas as pessoas possuidoras do "Cartão Amigo" da Associação Salvador e ainda um donativo por cada contrato efetuado através da Associação Salvador, que irá ajudar a Associação a desenvolver os seus projetos ou atividades.

Se pretender uma demonstração deste serviço da TCare deverá entrar em contacto com a Associação Salvador.

• Apoio 24h por profissionais de saúde a casos de pessoas em solidão.
    TCare