Associação Salvador promove semana totalmente dedicada ao emprego inclusivo
Notícia 29/06/2020

Decorreu na semana passada o Bootcamp do Projeto “Destino: Emprego” Lisboa, que culminou, no dia 26 de junho, com o Encontro de Recrutamento.

Pela primeira vez e de forma a garantir todas as condições de saúde e segurança, ambas as iniciativas decorreram exclusivamente em formato online.

Durante três dias, 12 candidatos inscritos no projeto”Destino: Emprego”, receberam formação intensiva sobre desenvolvimento pessoal, competências transversais e soft-skills, com as formadoras Marta Horta e Vera Duarte, da SAPANA, entidade parceira deste iniciativa.

No quarto dia, de manhã os participantes do Bootcamp foram desafiados a participar no “Dolphin Tank”, no qual tiveram a oportunidade de fazer o seu pitch a um júri constituido por Rui Santos (Santander); Maria José Figueiredo e Ana Estelita (Fundação Altice); Manuel Gonçalves Santos (Consultor de recursos humanos e voluntário da Associação Salvador) e João Moreira Rato ( Voluntário e Membro da Direção da Associação Salvador). Com este momento, pertendia-se que os candidatos ganhassem a confiança e experiência necessárias para falar em público e num contexto de entrevista de trabalho.

Foram 5 dias em que o foco foi a capacitação de candidatos com deficiência motora para o mercado de trabalho e que terminou, dia 26 de junho, com o Encontro de Recrutamento. Uma experiência real, que colocou candidatos e empresas frente a frente, em contexto de entrevista.

Ao todo, estiveram presentes 32 candidatos e 24 empresas, numa manhã produtiva onde se realizaram 201 entrevistas, de 15 minutos cada. Um primeiro passo do que se espera que seja o início de um futuro profissional brilhante para cada um dos candidatos e empresas presentes.

“Nos últimos meses, apesar do contexto que vivemos, continuámos o trabalho de proximidade que caracteriza a Associação Salvador e o projeto “Destino: Emprego”, em particular. Recorremos a plataformas online para as nossas formações, bootcamps, sessões de esclarecimento para empresas e acompanhamentos a candidatos. Hoje estamos, em conjunto, a fazer história, sendo a primeira vez que promovemos um Encontro de Recrutamento totalmente online. Ao longo destes 5 anos de projeto de emprego, já conseguimos integrar profissionalmente 77 pessoas e essa integração mudou a vida das pessoas mas também a “vida” das empresas”, referiu Salvador Mendes de Almeida, Fundador e Presidente da Associação Salvador, no discurso que endereçou a candidatos e empresas e que assinalou o arranque do Encontro de Recrutamento.

A Associação Salvador agradece a todas as empresas que marcaram presença: o El Corte Inglés; Grupo Your; Cofidis; Konecta Portugal; SAP Portugal; L’Oreal; Air Liquide Healthcare Portugal; Worten; Vortal; BNP Paribas; Cognizant; Adecco; The Navigator Company; Altice Portugal; Nestlé Portugal; EDP; PwC; Manpower Group Portugal; Banco BPI; Grupo AGEAS Portugal; Santander; Lidl; Associação Nacional das Farmácias; Delta.

Um obrigado especial também à SAPANA, entidade formadora do Bootcamp, e aos mecenas do projeto “Destino: Emprego” Lisboa: Santander Fundação Altice.

• 5 dias em que o foco foi a capacitação de candidatos com deficiência motora para o mercado de trabalho e que terminou, dia 26 de junho, com o Encontro de Recrutamento.