Cascais, Uma Vigararia Acessível
Notícia 06/07/2021

Consulte o mapa de igrejas aqui | Serviços disponíveis aqui.

Já pode verificar as acessibilidades das igrejas de Cascais antes de sair de casa. Cascais, uma Vigararia Acessível é a iniciativa que dá a conhecer os acessos das paróquias de Cascais aos cidadãos com mobilidade reduzida.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa desafiou a Associação Novamente e a Associação Salvador, com o apoio técnico da Associação Accessible Portugal e, em conjunto, visitaram todas igrejas Paroquiais de Cascais para verificar as acessibilidades das mesmas e construir um mapa que permita a cada utilizador conhecer os respetivos acessos. Quando as igrejas paroquiais não eram acessíveis foram encontradas alternativas dentro da mesma paróquia.

Conheça o projeto em Cascais: https://youtu.be/qUTmu-FEPD8

No total, foram visitadas 14 igrejas da vigararia de Cascais de forma a que, em todas as freguesias, fossem encontrados serviços acessíveis. A assessoria das visitas foi prestada pela empresa Accessible Portugal, que forneceu o formulário de avaliação e fez o acompanhamento técnico, para que fosse possível elaborar um mapa dos serviços acessíveis das igrejas de Cascais, facilitando a escolha do local de culto e locais onde é possível tratar de assuntos de cartório, frequentar salas de atividades ou aceder às capelas mortuárias.

Após recolha da informação foi compilado um mapa, que pode consultar acima ou nas aplicações Tur4All, + Acessoparatodos, Missas em Lisboa entre outros locais de interesse.

Saiba mais, se quiser colaborar com o serviço na construção de um mapa mais alargado contacte através do email pastoraldadeficiencia@patriarcado-lisboa.pt.

• Consulte as acessibilidades das igrejas da vigararia de Cascais.

Confie 0,5% do seu IRS à Associação Salvador, sem qualquer custo.

Para consignar o seu IRS, ao preencher a declaração, coloque o nosso NIF 506 723 364 no Campo 11, fazendo uma cruz em Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Simples, rápido e sem custos para si.