Debate: "Em quantos restaurantes consigo entrar?"
Notícia 09/07/2020

Realizou-se a 9 de julho, o debate Em quantos restaurantes consigo entrar, uma iniciativa da Associação Salvador, em parceria com a Zomato Portugal, sobre o tema acessibilidades em Portugal na área da restauração.

Em tempo de desconfinamento face à pandemia Covid-19, o debate abordou os principais problemas, oportunidades e desafios que se colocam hoje, na área das acessibilidades neste setor, num país que quer ser igual para todos.

“Infelizmente para irmos almoçar ou jantar fora temos de ligar para 10 restaurantes até encontrarmos um que seja acessível, ou então vamos sempre aos mesmos estabelecimentos. Muitas das vezes dizem-nos que é acessível mas tem um degrau à entrada. Um degrau de 10 cm equivale a um muro de 3 metros para uma pessoa que se desloque em cadeira elétrica (que pode pesar mais de 200kg). Não vai lá “nem com uma ajudinha”. A mudança pode estar ao alcance de uma simples rampa, ou eliminação do degrau. Mas que outros problemas realmente encontramos quando queremos ir jantar fora? Teremos sempre as nossas escolhas condicionadas, ou há esperança neste processo?”, referiu Salvador Mendes de Almeida.

O debate, contou com a participação de:

• Catarina Oliveira - Embaixadora Associação Salvador
  • Filipe Nascimento - Deputado da Assembleia Municipal de Faro
  • João Gaito - DOTE, Cervejaria Moderna
  • Salvador Mendes de Almeida – Fundador e Presidente Associação Salvador
  • Joana Gorgueira – Gestora do Projeto Acessibilidades, da Associação Salvador

Durante hora e meia foram muitas as questões levantadas e conclusões pertinentes, dando destaque aos principais problemas de acessibilidade que, em pleno século XXI, continuamos a enfrentar:

• A inexistência de fiscalização aos espaços privados, responsabilidade das respetivas Câmaras Municipais;
  • O facto de a maioria dos restaurantes se enquadrarem em excepções à lei, o que obrigaria a uma revisão legislativa;
  • A falta de sensibilidade das pessoas em geral, que se limitam a cumprir a lei, independentemente de estarem a discriminar e a impedir a entrada de centenas de pessoas com deficiência motora.

Conscientes de que a mudança nem sempre é fácil e de que as adaptações necessárias podem ser, por vezes, impossíveis de concretizar, é, ainda assim, fundamental parar e analisar todas as possibilidades de acessibilidades de um restaurante, mesmo que não seja possível cumprir todos os requisitos. A eliminação de um degrau ou a criação de uma rampa, mesmo que amovível e com indicação à porta do estabelecimento da existência da mesma, são, quase sempre, uma alternativa simples de implementar.

Ainda assim, o papel ativo nesta área não passa apenas pelos proprietários dos restaurantes, mas sim pela sociedade como um todo. Foi com esse objetivo em mente que a Associação Salvador criou a app +Acesso Para Todos, onde qualquer pessoa pode classificar, reclamar e sensibilizar os espaços que visita.

Aproveitando o momento e a plateia, a Associação Salvador deixou um desafio a todos os proprietários de restaurantes: "olhem para o vosso espaço e avaliem-nos em termos de acessibilidade e de possíveis soluções. Em caso de dúvida, consultem-nos, que teremos todo o gosto em ajudar".

No final, o apelo foi para todos os presentes: "Saiam de casa e contem em quantos restaurantes perto de vocês conseguem realmente entrar, se tivessem numa cadeira de rodas".

Associação Salvador e a Zomato têm vindo a desenvolver um trabalho conjunto no último ano, que começou com a criação de uma coleção de restaurantes acessíveis  para Lisboa e Porto, com bons exemplos e boas práticas. Realizou-se ainda uma ação de formação para os colaboradores da Zomato, para que estejam capazes de classificar os restaurantes a nível de acessibilidades. Tudo isto com dois grandes objetivos: dar o máximo de informação possível às pessoas com deficiência e a toda a sociedade, numa das plataformas mais utilizadas por todos os portugueses neste sector, mas acima de tudo termos uma sociedade mais sensibilizada e por consequência mais restaurantes acessíveis a todos.

Poderá assistir ao debate completo, AQUI.

• Debate organizado pela Associação Salvador, em parceria com a Zomato, abordou os principais problemas, oportunidades e desafios que se colocam hoje, na área das acessibilidades no setor da restauração.