Peddy Papers das Acessibilidades quebram barreiras em Marvila
Notícia 09/03/2020

No âmbito do projeto BipZip – Marvila é para Todos! e da parceria entre a Junta de Freguesia de Marvila e a  Associação Salvador, chegaram ao fim os 56 Peddy Papers realizados pelas 56 turmas do Agrupamento de Escolas D. Dinis.

Entre dezembro e março, a equipa de 9 dinamizadores da Associação Salvador saiu às ruas de Marvila com as turmas da Escola Básica de Marvila, no Bairro dos Alfinetes/Quinta da Salgadas, da Escola Básica Damião de Góis, no Bairro dos Lóios, e ainda na Escola Secundária D. Dinis, no Bairro das Amendoeiras.

Cada turma, teve oportunidade de participar no Peddy Paper das Acessibilidades, que incluía várias visitas a espaços públicos (lojas, restaurantes, jardins, minimercados, entre outros), onde puderam verificar e identificar quais as barreiras à livre circulação e mobilidade de todos, seja para quem se desloca em cadeiras de rodas, carrinhos de bebé ou qualquer pessoa com mobilidade reduzida. Este registo, foi feito através da utilização da App + Acesso Para Todos, que conta com mais de 100 registos de diferentes utilizadores.

Ao longo das atividades, os alunos foram também deixando uma importante mensagem de sensibilização e necessidade de mudança de mentalidades junto dos responsáveis pelos espaços públicos, que tantas vezes não têm qualquer tipo de acessibilidade.

Esta atividade, contou com a participação de mais de 1000 alunos, que no total realizaram mais de 400 visitas a espaços.

No próximos meses, a Junta de Freguesia de Marvila e a Associação Salvador vão adaptar 3 espaços (1 em cada bairro onde foi realizada a atividade), dando assim resposta às necessidades identificadas pelos alunos, servindo como exemplo para outros espaços, mas também para uso da comunidade em geral.

Os Peddy Papers voltam em Junho com as atividades do Praia Campo da Junta de Freguesia de Marvila – fiquem atentos!!!

• Entre dezembro e março, a equipa de 9 dinamizadores da Associação Salvador realizaram 56 Peddy Papers das Acessibilidades, no âmbito do projeto BipZip – Marvila é para Todos!