Your People e Associação Salvador unem-se para promover a Empregabilidade Inclusiva
Notícia 31/08/2022

A Your People – empresa de consultoria de Recursos Humanos do Grupo Your e a Associação Salvador lançam o programa Choose 2 Include, que visa promover a empregabilidade inclusiva de pessoas com deficiência.

Esta parceria tem como principal objetivo sensibilizar as empresas e os seus líderes para a importância da igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, renovando as estratégias de recursos humanos e fortalecendo uma cultura e liderança inclusiva nas empresas. Através da oferta de produtos de empregabilidade inclusiva, como o desenvolvimento de programas de formação. O foco é a contratação, adaptação e integração de pessoas com deficiência nos locais de trabalho.

Este é um processo que começa com um diagnóstico à empresa e definição de um compromisso para uma ação estratégica, passando pela sensibilização dos líderes e gestores, colaboradores, seleção, recrutamento e posterior acolhimento e integração, desenvolvendo competências e políticas internas de progressão de carreira que sejam duradouras.

Com esta iniciativa pretendemos, melhorar e reforçar a oferta de emprego inclusivo no mercado de trabalho, preparando e formando as equipas para a integração de pessoas com deficiência. Não basta adaptar os acessos aos edifícios, eliminar as chamadas barreiras arquitetónicas, urge planear o desenvolvimento da carreira destes colaboradores”, destaca Sandra Lourenço, CEO da Your People. “A empregabilidade inclusiva tem de ser percecionada com naturalidade e para o presente. São preocupantes os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional, que nos revelam um aumento do número de desempregados com deficiência inscritos em 10%, tendo-se acentuado uma descida nas contratações”, acrescenta a responsável.

“Estabelecer parcerias e sinergias está no nosso ADN. É urgente estarmos abertos a novas oportunidades para alargarmos a nossa área de atuação, no fundo criar metodologias que nos permitam transmitir o conhecimento necessário para melhor integrar as pessoas com deficiência motora no mercado de trabalho.

A nossa missão é chegar a um número cada vez maior de pessoas e promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e a consequente melhoria da sua qualidade de vida, potenciando as suas capacidades profissionais para que se chegue à igualdade de oportunidadesafirma Salvador Mendes de Almeida, Fundador e Presidente da Associação Salvador.

• Estabelecer sinergias que criem condições para a contratação de Pessoas com Deficiência, é uma realidade que nos convoca a todos. A empregabilidade inclusiva é a resposta das empresas no combate ao estigma associado a condições específicas das pessoas.