O Que Fazemos

Sensibilização
Acessibilidades

Ajude a quebrar barreiras com a APP +Acesso para Todos

Apesar da lei obrigar a que todos os espaços públicos sejam acessíveis, a realidade do nosso país é que ainda continuam a existir vários obstáculos que não permitem que as pessoas com deficiência motora se consigam deslocar com normalidade.

Por esse motivo, a Associação Salvador decidiu criar a app +Acesso para Todos.

E desta forma, agora, é possível classificar os espaços em termos de acessibilidade, partilhá-los e denunciá-los. Uma app para todos.

A app +Acesso para Todos pretende envolver e responsabilizar toda a sociedade na temática das acessibilidades. Tem como objetivo principal facilitar e potenciar o envio de reclamações sobre as situações desconformes com os requisitos legais de acessibilidade e mobilidade, estipulados por lei, em espaços públicos e privados, permitindo deste modo agilizar o processo de reclamação junto das entidades competentes. Todas as reclamações serão enviadas de forma imediata e automática para estas entidades. Uma app que pode ser utilizada por qualquer pessoa.

A Associação Salvador pretende que todos se comprometam com esta causa, uma vez que se trata de uma causa transversal à sociedade, e só assim vai ser possível fazer de Portugal um país mais acessível.

Faz a tua parte. Partilha. Denuncia. Instala a App +Acesso

Guia com informação fiável sobre acessibilidade física nos espaços.

O site Portugal Acessível, desenvolvido pela Associação Salvador em 2008, tem como missão ser o guia nacional de referência na disponibilização de informação sobre a acessibilidade física em diferentes tipos de espaços em Portugal, propondo também itinerários acessíveis, e permitindo a interação e troca de experiências entre a comunidade de pessoas com deficiência motora. Ao mesmo tempo, pretende ser uma ferramenta de sensibilização junto de entidades públicas e privadas para a importância de promoverem as acessibilidades.

Este guia, que disponibiliza atualmente informação sobre aproximadamente 3.500 espaços e sobre 10 itinerários acessíveis, e que se encontra traduzido para inglês e alemão.

Portugal Acessível está também disponível em aplicação para smartphones com sistema iOSAndroid e Windows Phone.
O Portugal Acessível Mobile foi lançado em março de 2013, com o patrocínio da Fundação PT e da Microsoft, tem como objetivo permitir a qualquer pessoa com deficiência motora aceder de forma rápida a informações sobre as acessibilidades físicas de diversos espaços a nível nacional, podendo avaliar e comentar esses espaços, em tempo real.

Para mais informações e para poder descarregar a aplicação de forma gratuita clique aqui.

Objetivos:

• Disponibilizar informação fidedigna sobre a acessibilidade física em diferentes tipos de espaços (todos os espaços estão sujeitos a uma vistoria in loco por um elemento da Associação Salvador)*;
  • Propor itinerários acessíveis;
  • Permitir a troca de ideias e experiências entre pessoas frequentadoras destes espaços;
  • Sensibilizar as entidades públicas e privadas para a importância de promover as acessibilidades, alertando para a dimensão e potencialidades do segmento de pessoas com deficiência motora e mobilidade reduzida em Portugal e no Estrangeiro (potenciais turistas).

Uma vez que o conceito de acessibilidade física varia de pessoa para pessoa consoante o tipo de deficiência motora, procuramos disponibilizar na ficha técnica de cada espaço informação detalhada sobre os aspetos positivos e principais condicionantes à acessibilidade, para que cada pessoa possa avaliar se cumpre ou não os requisitos necessários para o seu usufruto do local e do serviço prestado.

Abrangência:

Cobertura geográfica:

O guia disponibiliza informação sobre aproximadamente 3.500 espaços, situados em 60 municípios, e sobre 10 itinerários acessíveis (programas de 1 e 2 dias), em 5 concelhos diferentes.

Cobertura em termos de espaços:

• Alojamento;
  • Cultura e lazer;
  • Praias;
  • Restaurantes;
  • Saúde;
  • Transportes;
  • Utilidades.

Para mais informações consulte www.portugalacessivel.pt.