O Que Fazemos

Integração
Apoio ao Emprego

Ter um emprego é essencial para a autonomia e para a qualidade de vida de qualquer pessoa!

Apoio ao Emprego em Lisboa e no Porto

Enquadramento do projeto de emprego da Associação Salvador

Em Portugal, a taxa de desemprego das pessoas com deficiência motora é 2 vezes superior à média nacional. Face a esta realidade, a Associação Salvador criou o projeto de apoio ao emprego que tem como objetivo potenciar a integração profissional de pessoas com deficiência motora, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para um mercado de trabalho mais inclusivo. Este projeto teve início em Lisboa em 2015 e no Porto em 2018.

Desmistificar ideias pré-concebidas

Desconstrução de barreiras acerca da contratação de pessoas com deficiência, com recurso ao conhecimento adquirido através de 15 anos de trabalho na área e à partilha de casos de sucesso quer de pessoas com deficiência motora que tenham sido integradas no mercado de trabalho, quer de entidades que empregam.

Acompanhamento da oferta e procura de emprego

Apoio individual às pessoas com deficiência motora que se encontram na procura de emprego e às entidades empregadoras que procuram bons profissionais para integrarem as suas equipas. O acompanhamento aos candidatos tem como principal objetivo a promoção da autonomia na procura para a obtenção de emprego, passando por uma avaliação curricular, seguida de uma avaliação de competências e análise de expectativas e necessidades formativas. Após este processo, a Associação Salvador acompanha o candidato na procura ativa de emprego, contribuindo para a melhoria das suas competências e fornecendo ferramentas para que a procura seja bem sucedida. As entidades empregadoras não ficam esquecidas neste processo e é dado um acompanhamento ao nível do esclarecimento acerca dos benefícios da contratação de pessoas com deficiência e acompanhamento na elaboração de candidaturas a medidas de emprego, apoio nos processos de recrutamento e de contratação com o encaminhamento de candidatos e o acompanhamento na colocação e pós-colocação.

Garantimos um encaminhamento pertinente dos candidatos para as vagas de emprego, através da realização de um matching entre o perfil dos candidatos e o perfil requerido pelas empresas.

Se tem deficiência motora e procura emprego, inscreva-se no nosso projeto! Neste momento queremos estar mais próximos, o projeto de Apoio ao Emprego está em Lisboa e no Porto!

Caso seja residente na zona geográfica do Porto, inscreva-se AQUI no Projeto de integração profissional para pessoas com deficiência motora.

Caso seja residente na zona geográfica de Lisboa, inscreva-se AQUI no Projeto de integração profissional para pessoas com deficiência motora.

Capacitação para a empregabilidade

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências, ao nível pessoal e profissional, a Associação Salvador identifica, em conjunto com os candidatos, as suas necessidades formativas, promovendo ações de formação que as colmatem ou encaminhando para outras soluções. A capacitação passa também pela preparação dos candidatos para entrevistas emprego e simulações de recrutamento, através da técnica de role-play.

Realizamos ainda um Bootcamp, que consiste numa formação intensiva de três dias e que tem como objetivo disponibilizar um conjunto de ferramentas e treinar os candidatos para a obtenção de emprego, potenciando as suas capacidades e talentos.

Momento de contacto entre candidatos e entidades - Encontro de Recrutamento

Promoção de um encontro de recrutamento, com várias entidades empregadoras com processos de recrutamento em aberto e candidatos inscritos no projeto. Os candidatos são alocados às entidades empregadoras consoante o seu perfil profissional, mediante avaliação de competências e job description da entidade, tendo a oportunidade de realizarem entrevistas rápidas com as mesmas, estabelecendo assim novos contactos.

Alguns dos exemplos, do que aconteceu através das ações Bootcamp e Encontro de Recrutamento, são verdadeiros casos de sucesso do projeto de empregabilidade.

Parcerias:

Lisboa – Fundação PT

Porto – Prémio AGIR, REN

A Associação Salvador criou este espaço para divulgar casos de sucesso no que respeita ao emprego de pessoas com deficiência motora.

Estes exemplos de sucesso pretendem motivar outras pessoas com deficiência a acreditarem no seu potencial e a apostarem na procura ativa de emprego, ao mesmo tempo que, mostramos a outras entidades empregadoras que é possível contratar pessoas com deficiência motora e ter um profissional de excelência na sua equipa.

Veja aqui os testemunhos de pessoas com deficiência motora integradas a nível profissional!

As pessoas com deficiência têm tanta capacidade de trabalho como outra pessoa qualquer, desde que as funções que lhes são atribuídas sejam adequadas ao seu perfil e capacidades.

Aproximadamente 8,2% da população portuguesa tem algum tipo de deficiência ou incapacidade. Destas percentagem, 28,8% encontra-se desempregada (sendo que na população sem deficiência, o desemprego ronda, apenas, os 14,4%).

Está nas mãos dos empresários e responsáveis de recursos humanos abrirem as portas das suas empresas para que as pessoas com deficiência possam mostrar o seu valor! E está também, nas mãos das pessoas com deficiência motora, mostrarem  as suas competências e capacidade de agarrarem oportunidades!

Saiba quais são os apoios que tem ao seu dispor. Clique aqui para consultar a brochura informativa.

Projeto apoiado por:  Fundação PT