O Que Fazemos

Integração
Apoio ao Emprego

Ter um emprego é essencial para a autonomia e para a qualidade de vida de qualquer pessoa!

Apoio ao Emprego em Lisboa e no Porto

Enquadramento do projeto de emprego da Associação Salvador

Em Portugal, a taxa de desemprego das pessoas com deficiência motora é significativamente superior à média nacional. Face a esta realidade, a Associação Salvador criou o projeto de apoio ao emprego que tem como objetivo potenciar a integração profissional de pessoas com deficiência motora, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para um mercado de trabalho mais inclusivo. Este projeto teve início em Lisboa em 2015 e no Porto em 2018.

Atualmente, a existência deste projeto ganha uma renovada importância, tendo em conta a Lei n.º 4/2019 (de 10 de Janeiro) que estabelece quotas de emprego, no setor privado, para pessoas com deficiência, com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, abrangendo as médias e grandes empresas. O cumprimento da lei deverá ser executado num prazo máximo de 5 anos, constituindo uma contraordenação grave o seu incumprimento.

 

Desmistificar ideias pré-concebidas

Desconstrução de barreiras acerca da contratação de pessoas com deficiência, com recurso ao conhecimento adquirido através de 15 anos de trabalho na área e à partilha de casos de sucesso quer de pessoas com deficiência motora que tenham sido integradas no mercado de trabalho, quer de entidades que empregam.

 

Acompanhamento da oferta e procura de emprego

Apoio individual a um número limitado de pessoas com deficiência motora que se encontram na procura de emprego e às entidades empregadoras que procuram bons profissionais para integrarem as suas equipas. O acompanhamento aos candidatos tem como principal objetivo a promoção da autonomia na procura ativa de emprego, passando por uma avaliação curricular e de competências, seguida de uma análise de expectativas e necessidades formativas. Após este processo, a Associação Salvador acompanha o candidato na procura ativa de emprego, contribuindo para a melhoria das suas competências e fornecendo ferramentas para que seja cada vez mais autónomo e bem sucedido no processo de procura. As entidades empregadoras não ficam esquecidas neste processo e é dado um acompanhamento que passa pelo esclarecimento acerca de benefícios na contratação de pessoas com deficiência e acompanhamento na elaboração de candidaturas a medidas de emprego, apoio nos processos de recrutamento com o encaminhamento de candidatos e o acompanhamento na colocação e pós-colocação.

Garantimos um encaminhamento pertinente dos candidatos para as vagas de emprego, através da realização de um matching entre o perfil dos candidatos e o perfil requerido pelas empresas.

Se tem deficiência motora e procura emprego, preencha o formulário de pré-inscrição no nosso projeto em Lisboa ou no Porto! Assim que tenhamos vagas para acompanhamento de candidatos, entraremos em contacto.

Caso seja residente na zona geográfica do Porto, faça AQUI  sua pré-inscrição para o programa de acompanhamento.

Caso seja residente na zona geográfica de Lisboa, faça AQUI  a sua pré-inscrição para o programa de acompanhamento.

 

Capacitação de candidatos para a empregabilidade

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências, ao nível pessoal e profissional, a Associação Salvador identifica, em conjunto com os candidatos, as suas necessidades formativas, promovendo ações de formação que as colmatem ou encaminhando para outras soluções. A capacitação passa também pela preparação dos candidatos para entrevistas emprego e simulações de recrutamento, através da técnica de role-play.

Realizamos ainda um Bootcamp, que consiste numa formação intensiva de três dias e que tem como objetivo disponibilizar um conjunto de ferramentas e treinar os candidatos para a obtenção de emprego, potenciando as suas capacidades e talentos.

 

Momentos de contacto entre candidatos e entidades

  • Encontro de Recrutamento

Com o objetivo de proporcionar momentos de contacto entre candidatos acompanhados pelo projeto e entidades empregadoras, promovemos Encontros de Recrutamento. Os candidatos são alocados às entidades empregadoras consoante o seu perfil profissional, mediante avaliação de competências e job description da entidade, tendo a oportunidade de realizarem entrevistas rápidas com as mesmas, estabelecendo assim novos contactos.

Veja alguns dos casos de sucesso do projeto de empregabilidade.

  • Estágios Trampolim

Desenvolveremos “estágios-trampolim” em empresas – períodos de 1 a 3 meses de formação em contexto de trabalho nos quais os candidatos poderão treinar soft-skills e competências técnicas. Durante este período, o candidato receberá uma bolsa de estágio trampolim. Após o período de estágio as empresas são incentivadas à contratação do estagiário.

  • Voluntariado Corporativo e Universitário

Desenvolvemos dois programas de voluntariado: nas Universidades, onde estudantes do Ensino Superior apoiam os candidatos na procura ativa de emprego e nas Empresas, através do qual colaboradores dão apoio aos candidatos no seu processo de pesquisa direcionada de oportunidades de trabalho, de preparação para entrevistas e de divulgação do seu perfil profissional utilizando LinkedIn e outras ferramentas.

 

Mecenas e Parcerias:

Lisboa – Fundação Altice e Santa casa da Misericórdia de Lisboa.

Porto – Deloitte, Santander e Cidade das Profissões.

A Associação Salvador criou este espaço para divulgar casos de sucesso no que respeita ao emprego de pessoas com deficiência motora.

Estes exemplos de sucesso pretendem motivar outras pessoas com deficiência a acreditarem no seu potencial e a apostarem na procura ativa de emprego, ao mesmo tempo que, mostramos a outras entidades empregadoras que é possível contratar pessoas com deficiência motora e ter um profissional de excelência na sua equipa.

Veja aqui os testemunhos de pessoas com deficiência motora integradas a nível profissional!

As pessoas com deficiência têm tanta capacidade de trabalho como outra pessoa qualquer, desde que as funções que lhes são atribuídas sejam adequadas ao seu perfil e capacidades.

Aproximadamente 8,2% da população portuguesa tem algum tipo de deficiência ou incapacidade. Destas percentagem, 28,8% encontra-se desempregada (sendo que na população sem deficiência, o desemprego ronda, apenas, os 14,4%).

Está nas mãos dos empresários e responsáveis de recursos humanos abrirem as portas das suas empresas para que as pessoas com deficiência possam mostrar o seu valor! E está também, nas mãos das pessoas com deficiência motora, mostrarem  as suas competências e capacidade de agarrarem oportunidades!

Para conhecer quais os apoios que tem ao seu dispor poderá entrar em contacto connosco através do email info@associacaosalvador.com 

Projeto apoiado por:  Fundação PT e Prémio AGIR, REN

Envolva-se Faça parte desta causa!

O seu apoio é muito importante. Fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência motora está ao seu alcance.

Quero Ajudar
Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.