O Que Fazemos

Integração
Apoio Psicossocial

Projeto de apoio na resolução de problemas sociais, criados ou agravados pela pandemia de Covid-19

Em março de 2020, face ao contexto de pandemia, sentimos a necessidade de criar o projeto de Apoio Psicossocial, como resposta a uma situação de maior isolamento e fragilidade emocional e financeira das pessoas com deficiência motora. Passados estes dois anos, com o retomar de uma nova “normalidade”, o projeto irá continuar mas com um novo formato, mantendo os objetivos iniciais:

• Combater o isolamento/fragilidade emocional e o surgimento/agravamento de perturbações de saúde mental nas pessoas com deficiência motora, provocados pela pandemia de Covid-19;
  • Apoiar na resolução de novos problemas sociais, criados ou agravados pela pandemia de Covid-19, acompanhando/encaminhando devidamente (para respostas da Associação Salvador ou externas);
  • Prestar apoios extraordinários nas situações mais graves (cabazes alimentares, medicação, produtos de apoio, etc.).

Ao longo destes dois anos fizemos um levantamento, junto de outras entidades, que nos permitiu criar uma lista de respostas já existentes a nível nacional para dois dos principais desafios: o Apoio de Bens Alimentares e o Apoio Psicológico.

Neste sentido, o projeto de Apoio Psicossocial mantém três respostas distintas e em alguns casos complementares:

• Uma linha de apoio e encaminhamento psicossocial, que identifica as necessidades das pessoas com deficiência, dando-lhes seguimento através do acompanhamento interno via respostas da Associação Salvador ou encaminhamento para respostas externas. Esta linha não só recebe chamadas como também as realiza, de forma proativa a casos sinalizados;
  • Um programa online de “Conversas com Alma” – momentos de partilha em grupo que promovem uma comunicação cooperativa, empática e inclusiva, fortalecendo os laços de empatia entre as pessoas, a motivação e a força e para ultrapassar situações adversas.
  • Um programa de apoio a Casos Extraordinários, com a atribuição de equipamentos urgentes ou outros, após análise das reais necessidades.

Se quiser inscrever-se em algum dos programas de Apoio Psicossocial clique AQUI

Pode ainda contactar-nos através do 226 001 044 ou 211 165 863.

Este projeto conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.