O Que Fazemos

Integração
Banco de Ajudas Técnicas Desportivas

Mudanças sem limites

Muitas pessoas com deficiência motora não possuem os recursos financeiros necessários que lhes permitam a prática de desporto com regularidade. Esta prática é de extrema importância para o seu desenvolvimento físico, psicológico e social, que resulta na melhoria da sua qualidade de vida, integração na sociedade e superação de obstáculos do dia-a-dia.

A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda neste âmbito, quer de atletas federados, quer de pessoas que querem iniciar um percurso desportivo. O Banco de Ajudas Técnicas Desportivas procura dar uma resposta a estes pedidos, abrindo anualmente candidaturas para atribuição de apoios.

Consulte aqui o Regulamento de 2018.

Os resultados 2018 serão divulgados a 19 de junho, no site da Associação Salvador.

Perante os resultados de 2017, a 1ª edição deste projeto, em que foram apoiados 28 atletas, em 2018 serão atribuídos equipamentos novos e semi-novos, num valor total de 30.000€.

O Banco de Ajudas Técnicas Desportivas destina-se a apoiar preferencialmente casos que não encontraram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social, Ministério da Saúde, federações/clubes desportivos ou outros.

Na edição de 2018, a Associação Salvador irá financiar:

• Equipamentos novos: até 90% do custo efetivo do apoio solicitado, até um limite de 9000 euros, sendo que o candidato terá que pagar o valor restante como caução.
  • No caso de equipamentos em 2ª mão: o candidato terá que pagar uma caução de até 5% do valor atual de mercado do equipamento, e ainda comparticipar eventuais reparações (caso sejam necessárias)

Caso tenha alguma dificuldade no preenchimento online, poderá solicitar o envio do formulário da candidatura por correio. Deverá preencher e remeter à  Associação Salvador, como for indicado.

Ou pode também imprimir o formulário, para preparar o preenchimentoCandidatura ao Banco de Equipamentos Técnicos Desportivos

Para esclarecimento de dúvidas contacte-nos através do 211 165 863, todas as 5ª feiras das 9h às 18h, ou pelo e-mail info@associacaosalvador.com.

Sessões de esclarecimento:

• 20 de Abril, às 12h00 – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia
  • 23 de Abril , às 14h30 – Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais
  • 24 de Abril, às 16h30 – Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão
  • 26 de Abril, às 17h00 – IPDJ de Faro – A CONFIRMAR

Não perca esta oportunidade e aposte no Atleta que há em si!

Tem um equipamento desportivo antigo que já não usa? Aceitamos doações!

A Associação Salvador apenas aceitará candidaturas submetidas pelo formulário online. Pode preparar as suas respostas em papel, mas depois deve passá-las para o formulário online.

Descarregue aqui o formulário para imprimir.

O Banco de Ajudas Técnicas Desportivas é um processo de candidatura anual, criado pela Associação Salvador, para atribuir apoios desportivos adaptados a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros que necessitem de equipamentos para começarem a praticar desporto ou terem um equipamento de acordo com os seus objetivos desportivos.

Este ano de 2018, a Associação Salvador recebeu 37 candidaturas as quais representaram um valor total de pedidos superior a 100 mil euros. Após criteriosa avaliação do júri nomeado, e uma vez que a verba disponível é de 30 mil euros, conseguimos apoiar 13 pessoas!

A cerimónia de entrega dos apoios da 2ª edição do Banco de Ajudas Técnicas Desportivas realiza-se em Lisboa em hora e local a indicar.

Este resultado não seria possível sem o apoio dos mecenas: Fundação Vodafone e CTT.

Candidatos apoiados:

• Alcino Silva Cardoso, Lisboa | Doença de Mórquio| Jogo de bolas de Boccia
  • Guida Duarte Rodrigues, Aveiro | Paralisia Cerebral | Capacete adaptado + Jogo de bolas de Boccia
  • Hugo Miguel da Costa, Aveiro | Amputação dos membros inferiores | Cadeira de rodas
  • Jacinto João Corado da Silva, Faro | Sequelas de AVC | Fato seco, Botas, Colete e Relógio com cronometro regressivo (vela adaptada)
  • Luís Filipe de Almeida Ramalho, Faro | Paraplegia | Fato seco, Botas, Colete e Relógio com cronometro regressivo (vela adaptada)
  • Mariana Isabel da Silva Ferreira, Porto | Paraplegia | Cadeira de Rodas de Ténis júnior
  • Paulo Cezar Rodrigues da Conceição, Lisboa | Paraplegia | Cadeira de Rodas de Basquetebol e Andebol
  • Pedro Miguel Neto Barbosa, Porto | Paraplegia | Cadeira de Rodas de Andebol
  • Pedro Nuno Gonçalves de Macedo, Lisboa | Spina Bífida | Cadeira de Rodas de Basquetebol
  • Ricardo Jorge Correia Ferreira Pinto, Porto | Paraplegia | Cadeira de Rodas de Andebol
  • Ricardo Manuel Rosa Monteiro, Faro | Paralisia Cerebral | Handbike
  • Roberto Carlos Castro Ferreira, Porto | Paralisia Cerebral | Calha + Jogo de bolas de Boccia
  • Sandra Maria Robalo Fonseca Lourenço Pinto, Setúbal | Poliomielite | Skiff – Barco Remo adaptado

Parabéns aos vencedores!

Força campeões, porque JUNTOS MUDAMOS VIDAS!

Na 1ª edição deste projeto, foram apoiados os seguintes candidatos:

Alice Moreira | Porto | Paralisia Cerebral | Jogo de bolas + Calha de Boccia

Ana Correia | Aveiro | Paralisia cerebral | Jogo de Bolas de Boccia

António Almeida | Porto | Hemiparésia | Raquete e borrachas para Ténis de Mesa

António Freitas | Madeira | Tetraplegia | Jogo de Bolas de Boccia

Avelino Andrade | Porto | Miopatia-Centronuclear | Calha de Boccia

Cristiano Magalhães | Porto | Paraplegia | Handbike em 2ª mão

Daniel Tristão | Setúbal | Paraplegia | Cadeira de Rodas de Basquetebol

Diogo Castro | Porto | Atrofia da Espinal Muscular | Jogo de Bolas + Calha de Boccia

Hélder Mestre | Lisboa | Tetraplegia | Hanbike Híbrida de Acoplamento

Isaura Lopes | Braga | Osteogénese imperfeita | Jogo de Bolas de Boccia

Joaquim Soares | Porto | Paraplegia incompleta | Cadeira de Ténis em 2ª mão