O Que Fazemos

Conhecimento
Capacita

Em parceria com a Associação Novamente, baseado em testemunhos dos embaixadores da Associação Salvador, de pessoas com deficiência ou incapacidade, de cuidadores e de profissionais de saúde dos hospitais com serviço de neurocirurgia e dos centros de reabilitação, desenvolvemos o KIT Capacita, que pretende:

• Dotar os profissionais de saúde com mais ferramentas informativas e de apoio às Pessoas com Deficiência e famílias;
  • Promover os encaminhamentos para respostas sociais;
  • Incentivar a participação social das Pessoas com Deficiência, fazendo as suas próprias escolhas informadas;
  • Motivar profissionais de saúde, utentes e famílias para a reabilitação e para a participação e inclusão plena e efetiva na sociedade.

Constituição do KIT Capacita:

1. Flyers

* Direitos das Pessoas com Deficiência e Cuidadores;

* Atestado Médico de Incapacidade Multiuso;

* Apoios para Pessoas com Deficiência + Produtos de apoio;

* Testemunhos,

2. Manual para Pessoas com Deficiência Motora, da Associação Salvador
  3. Guia Reabilitação Pós Dano Cerebral Aquirido, da Associação Novamente
  4. Guia do Sobrevivente e do Cuidador, da Portugal AVC
  5. Manual “Como viver com uma lesão medular e manter-se saudável”, do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão
  6. Vídeos com testemunhos (brevemente disponíveis)
Descarregue AQUI o seu KIT.

Inclui ainda sessões inspiradoras, online e presenciais, com momentos informativos e de testemunho. Uma forma de inspirar e promover a reabilitação e, consequentemente, a inclusão plena das pessoas com deficiência na sociedade.

Sessões presenciais:*

• Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro, Rovisco Pais – 9 de setembro
  • Centro de Reabilitação do Norte – outubro (a definir em breve)
  • Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão – 28 de novembro

* A participação nestas sessões inspiradoras é restrita a pessoas com deficiência, familiares e profissionais de saúde que frequentam habitualmente os respetivos centros de reabilitação, em conformidade com as normas emitidas pela Direção Geral de Saúde.

Sessões online:*

• 26 de outubro às 17H
  • 24 de novembro às 17H

* A participação nestas sessões inspiradoras online é aberta a todas as pessoas com deficiência, familiares e profissionais de saúde.

Inscreva-se aqui nas sessões inspiradoras: https://forms.gle/XAURxkkAjgKLogz1A

Este projeto conta com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., da Fidelidade e da Fundação Calouste Gulbenkian.

• Uma ferramenta agregadora, informativa e inspiradora para todos aqueles que experienciam o internamento e reabilitação, para os familiares e cuidadores das pessoas com deficiência ou incapacidade e para os profissionais de saúde.