O Que Fazemos

Integração
Desporto Adaptado

Conheça os projetos desportivos da Associação Salvador

Um estilo de vida ativo e saudável deve ter como pilar a prática regular de atividade física ou desportiva.

Algumas vantagens da prática desportiva:

• Melhora o equilíbrio emocional;
  • Eleva a autoestima;
  • Reduz o stress, a ansiedade e os sintomas de depressão;
  • Aumenta a concentração;
  • Auxilia no controlo do peso corporal;
  • Melhora a pressão arterial;
  • Fortalece a força muscular.

Consciente dos benefícios da prática desportiva ao nível da condição física, reforço da confiança e autoestima, com um considerável aumento da qualidade de vida e independência das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador procura oferecer modalidades, equipamentos e um acompanhamento adequado às suas necessidades específicas.

Consulte os horários das atividades desportivas disponibilizadas pela Associação Salvador, participe e traga amigos!

Inscreva-se através do tel: 211 165 864 ou email: info@associacaosalvador.com.

Consulte o horário e preços das atividades desportivas AQUI.

O Padel é um desporto social, fácil de aprender, jogado por pessoas de qualquer idade.

As partidas são disputadas sempre em duplas. A bola é igual à do Ténis, no entanto o espaço tem algumas diferenças como as paredes no fundo dos dois lado do campo e nas laterais.

São estas paredes que diferenciam o Padel, permitindo interação com as mesmas, uma vez que elas recolocam a bola em jogo (usadas como tabela), o que dá mais emoção e dinamismo à disputa de um encontro.

As aulas de Padel adaptado são dadas em parceria com o clube “Padel Sem Barreiras”, no Estádio 1º de Maio – INATEL em alvalade, todos os sábados (sujeito às condições climatéricas) das 12h00 às 13h30.

O valor das mensalidades é de 30,00€, sendo que a Associação comparticipa em 50% (passando a pagar 15€), ainda assim, estão disponíveis mais bolsas.

Mais informações contacte-nos através do 211 165 864 e/ou e-mail info@associacaosalvador.com.

A Associação Salvador, estabeleceu uma parceria com a Escola Superior de Educação de Lisboa, para disponibilização de infraestruturas adequadas para a prática de Yoga e Meditação.

O Yoga é capaz de promover o aumento da consciência do corpo, da força, do equilíbrio e melhorar a concentração, fundamental para quem tem alterações da mobilidade e sensibilidade corporal.

Durante a prática da Yoga também são feitos exercícios de respiração, técnicas de relaxamento, meditação e alongamentos.

As aulas de Yoga e Meditação ocorrem uma vez por semana às quartas-feiras das 17:30 às 19:00 na Escola Superior de Educação de Lisboa.

Têm o custo de 15€ por mês ou 24€ se praticar Yoga e Dança.

A Equitação com fins Terapêuticos é uma abordagem que alia os conceitos base da equitação clássica com os fundamentos teóricos da reabilitação, cujos contributos se refletem a nível cognitivo, motor, relacional e psicossocial. Destina-se a todos os indivíduos portadores de necessidades especiais, seja qual for a sua idade, desde que não apresentem nenhuma contraindicação à prática da equitação.  Esta abordagem tem uma orientação clínica, que é conduzida por profissionais de saúde com o apoio de Equitadores, e de cavalos treinados para o efeito. O objetivo é retirar contributos de reabilitação através do movimento do cavalo.

A Associação Salvador desenvolve esta prática regular semanalmente na Sociedade Hípica Portuguesa do Campo Grande, em parceria também com a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL).

Os horários são combinados individualmente.

A dança é uma forma de expressão e interação social. Qualquer um pode dançar, seja em pé ou usando uma cadeira de rodas.

A dança em cadeira de rodas pode ser desfrutada em diferentes estilos, nomeadamente dança de salão, folk, ballet clássico ou moderno, entre outras. Existem também distintas modalidades, como a Dança Combinada (uma pessoa em cadeira de rodas dança com uma pessoa sem deficiência), Dança em Dupla (duas pessoas em cadeira de rodas a dançar juntas), Dança de Grupo (grupos apenas de utilizadores de cadeira de rodas ou grupos mistos, com parceiros sem deficiência, em coreografias estruturadas ou livres) e Dança individual (a pessoa em cadeira de rodas sozinha).

Alguns dos benefícios da Dança Adaptada são:

• melhorar a condição física;
  • reduzir o isolamento/ inclusão;
  • criar novas formas de comunicar;
  • desenvolver a linguagem corporal;
  • melhorar da perceção corporal

As aulas de Dança Adaptada são dadas pela professora e enfermeira Ana Falcão.

Decorrem no Parque de Jogos 1º de Maio - INATEL, aos sábados das 15H30 às 17h00.Têm um custo de 15€ mensais por participante, ou 24€ se praticar Yoga e Dança.

Inscreva-se aqui.

A Associação Salvador, em parceria com a Marina Parque das Nações, que dispõe de infraestruturas e staff especializado, desenvolveram o projeto "Vela Para Todos".

A vela ligeira é um desporto que encontra nos seus princípios, os espíritos de entreajuda e equipa, para que com a convivência natural desta atividade, se encontrem necessidades e se alcancem objetivos comuns.

Assim, direção, velocidade e controlo dos elementos naturais, tornam-se, desta forma, no terceiro e essencial elemento da sua equipa, na única atividade desportiva adaptada a pessoas com deficiência, que lhes confere uma independência singular.

Razão para escolher a Vela Adaptada:

1. Físicas:

• Manutenção Física Essencial
  • Independência para a atividade
  • Benefícios resultantes do contacto com a Natureza
  • Respiração
  • Apuramento sensorial
  • Terapêutica e desenvolvimento Muscular

2. Psicológicas:

• Sensação de liberdade mental
  • Sensação fundamental de Independência e libertação
  • Sentimento de integração e elevação de autoestima

3. Sociais:

• Convívio
  • Conhecimento maior de histórias e relatos semelhantes
  • Objetivos e necessidades comuns
  • Integração numa comunidade específica e na comunidade em geral

Consulte o Relatório de Vela Adaptada 2013

Realizamos também proporcionar aulas de canoagem e remo adaptado no mesmo local.

Estas atividades realizam-se simultaneamente, às quartas-feiras, das 14h00 às 16h00, na Marina do Parque das Nações. A participação é gratuita.

Os interessados podem inscrever-se até à sexta-feira anterior ao dia em que pretendem participar, enviando um email para info@associacaosalvador.com com a seguinte informação:

• Nome
  • Data de nascimento
  • Contacto em caso de emergência (nome, relação com o participante e telefone)
  • Tipo de deficiência
  • Caso de desloque de cadeira de rodas, tipo de cadeira
  • Modalidade (Vela ou Canoagem)

O número de participantes está limitado a 4 por modalidade semanalmente.

Contamos consigo!

A Associação Salvador deu início ao projeto "Ondas para Todos" em 2013.

Este projeto consiste na promoção da prática regular de surf adaptado, na Praia de Carcavelos, de maio a outubro.

As aulas acontecem aos sábados (variando o horário consoante a maré) e a uma quarta-feira por mês, reservada a instituições que queiram levar os seus utentes, entre as 10h00 e as 13h00 (pode variar para de tarde consoante o horário da maré).

Caso esteja interessado em participar, pedimos por favor que envie um email para Francisco Trovão - info@associacaosalvador.com, com a seguinte informação:

• Nome
  • Data de nascimento
  • Contacto em caso de emergência (nome, relação com o participante e telefone)
  • Tipo de deficiência
  • Caso se desloque de cadeira de rodas, indique o tipo de cadeira

Venha praticar desporto! Contamos consigo!

Localizado no Parque de Jogos 1º de Maio, em Alvalade (Lisboa), o Espaço Desportivo Adaptado oferece equipamentos e instalações adequadas às necessidades das pessoas com de deficiência motora.

Resultante de uma parceria com a Fundação Inatel, estabelecida em 2009, este espaço vem preencher uma lacuna e disponibilizar aquilo que os ginásios e espaços desportivos convencionais simplesmente não podem oferecer a pessoas com de deficiência motora.

É uma oportunidade para, além da prática de exercício físico, conviver, partilhar experiências, melhorar a condição física e conquistar uma vida mais saudável.

O Espaço Desportivo Adaptado oferece:

• Ginásio com máquinas adaptadas, que permitem acesso em cadeira de rodas, assim como diversos equipamentos que permitem exercitar os músculos dos membros superiores e inferiores e efetuar um trabalho cardiovascular;
  • Zonas exteriores para a prática de ciclismo, com 5 handbikes à disposição;
  • Balneários e casas de banho adaptadas;
  • Boas acessibilidades.

Disponibiliza ainda:

• Acompanhamento no ginásio e na pista de tartan (handbikes) pelo fisioterapeuta Francisco Trovão, com experiência na área da deficiência motora e desporto adaptado

Consulte aqui o horário das atividades.

Inscrições

• Os primeiros 50 praticantes a inscreverem-se ficam isentos da mensalidade. Terão apenas de suportar os seguintes encargos/ condições:
  • Ser Amigo da Associação Salvador (com uma contribuição anual mínima de 24,00€ ) (*)
  • Estar inscrito como Equiparado a Beneficiário Associado da Fundação Inatel (Isento de Joia e anuidade 10,00€ preço especial para pessoas com deficiência com grau de incapacidade superior a 33%)
  • Seguro anual de acidentes pessoais (15€/ Época - para renovações e 20€/ Época - para novos inscritos)

A inscrição deverá ser efetuada na Secretaria do Parque de Jogos 1º de Maio - Inatel.
Parque de Jogos 1º de Maio
Av. Rio de Janeiro - 1700-330 Lisboa
Telefone: 21 8453470
Horário da Secretaria: Dias úteis das 09h às 19h

Documentos a apresentar no ato de inscrição:

• Cartão do Amigo da Associação Salvador (Cor Azul)
  • Bilhete de Identidade/ Cartão de Cidadão
  • Cartão de Contribuinte/ Cartão de Cidadão
  • Atestado de Incapacidade (declaração de incapacidade superior a 33%)

(*) A inscrição como Amigo da Associação Salvador é realizada através do site. Para mais informações, clique aqui.

O ESPAÇO DESPORTIVO ADAPTADO FOI CRIADO A PENSAR EM SI. VENHA PRATICAR DESPORTO. CONTAMOS CONSIGO!