Ter um emprego é essencial para a autonomia e para a qualidade de vida de qualquer pessoa!

Apoio ao Emprego em Lisboa e no Porto
Enquadramento do projeto Destino: Emprego da Associação Salvador
Em Portugal, a taxa de desemprego das pessoas com deficiência motora é significativamente superior à média nacional. Face a esta realidade, a Associação Salvador criou o projeto Destino: Emprego que tem como objetivo potenciar a integração profissional de pessoas com deficiência motora, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para um mercado de trabalho mais inclusivo. Este projeto teve início em Lisboa em 2015 e no Porto em 2018.
Atualmente, a existência deste projeto ganha uma renovada importância, tendo em conta a Lei n.º 4/2019 (de 10 de Janeiro) que estabelece quotas de emprego, no setor privado, para pessoas com deficiência, com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, abrangendo as médias e grandes empresas. O cumprimento da lei deverá ser executado num prazo máximo de 5 anos, constituindo uma contraordenação grave o seu incumprimento.
Desmistificar ideias pré-concebidas
Desconstrução de barreiras acerca da contratação de pessoas com deficiência, com recurso ao conhecimento adquirido através de 15 anos de trabalho na área e à partilha de casos de sucesso quer de pessoas com deficiência motora que tenham sido integradas no mercado de trabalho, quer de entidades que empregam.
Acompanhamento da oferta e procura de emprego
Apoio individual a um número limitado de pessoas com deficiência motora que se encontram na procura de emprego e às entidades empregadoras que procuram bons profissionais para integrarem as suas equipas. O acompanhamento aos candidatos tem como principal objetivo a promoção da autonomia na procura ativa de emprego, passando por uma avaliação curricular e de competências, seguida de uma análise de expectativas e necessidades formativas. Após este processo, a Associação Salvador acompanha o candidato na procura ativa de emprego, contribuindo para a melhoria das suas competências e fornecendo ferramentas para que seja cada vez mais autónomo e bem sucedido no processo de procura. As entidades empregadoras não ficam esquecidas neste processo e é dado um acompanhamento que passa pelo esclarecimento acerca de benefícios na contratação de pessoas com deficiência e acompanhamento na elaboração de candidaturas a medidas de emprego, apoio nos processos de recrutamento com o encaminhamento de candidatos e o acompanhamento na colocação e pós-colocação.
Garantimos um encaminhamento pertinente dos candidatos para as vagas de emprego, através da realização de um matching entre o perfil dos candidatos e o perfil requerido pelas empresas.
Se tem deficiência motora e procura emprego, preencha o formulário de pré-inscrição no nosso projeto em Lisboa ou no Porto! Assim que tenhamos vagas para acompanhamento de candidatos, entraremos em contacto.
Candidate-se ao programa de acompanhamento AQUI
Capacitação de candidatos para a empregabilidade
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências, ao nível pessoal e profissional, a Associação Salvador identifica, em conjunto com os candidatos, as suas necessidades formativas, promovendo ações de formação que as colmatem ou encaminhando para outras soluções. A capacitação passa também pela preparação dos candidatos para entrevistas emprego e simulações de recrutamento, através da técnica de role-play.
Realizamos ainda um Bootcamp, que consiste numa formação intensiva de três dias e que tem como objetivo disponibilizar um conjunto de ferramentas e treinar os candidatos para a obtenção de emprego, potenciando as suas capacidades e talentos.
Momentos de contacto entre candidatos e entidades
- Encontro de Recrutamento
Com o objetivo de proporcionar momentos de contacto entre candidatos acompanhados pelo projeto e entidades empregadoras, promovemos Encontros de Recrutamento. Os candidatos são alocados às entidades empregadoras consoante o seu perfil profissional, mediante avaliação de competências e job description da entidade, tendo a oportunidade de realizarem entrevistas rápidas com as mesmas, estabelecendo assim novos contactos.
Veja alguns dos casos de sucesso do projeto de empregabilidade.
- Estágios Trampolim
Desenvolveremos “estágios-trampolim” em empresas – períodos de 1 a 3 meses de formação em contexto de trabalho nos quais os candidatos poderão treinar soft-skills e competências técnicas. Durante este período, o candidato receberá uma bolsa de estágio trampolim. Após o período de estágio as empresas são incentivadas à contratação do estagiário.
- Voluntariado Corporativo e Universitário
Desenvolvemos dois programas de voluntariado: nas Universidades, onde estudantes do Ensino Superior apoiam os candidatos na procura ativa de emprego e nas Empresas, através do qual colaboradores dão apoio aos candidatos no seu processo de pesquisa direcionada de oportunidades de trabalho, de preparação para entrevistas e de divulgação do seu perfil profissional utilizando LinkedIn e outras ferramentas.
Mecenas e Parcerias:
Lisboa – Fundação Altice, Santander e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Porto – Deloitte Pact Fund, Santander, Santa casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação Altice
A Associação Salvador criou este espaço para divulgar casos de sucesso no que respeita ao emprego de pessoas com deficiência motora.
Estes exemplos de sucesso pretendem motivar outras pessoas com deficiência a acreditarem no seu potencial e a apostarem na procura ativa de emprego, ao mesmo tempo que, mostramos a outras entidades empregadoras que é possível contratar pessoas com deficiência motora e ter um profissional de excelência na sua equipa.
Veja aqui os testemunhos de pessoas com deficiência motora integradas a nível profissional!
As pessoas com deficiência têm tanta capacidade de trabalho como outra pessoa qualquer, desde que as funções que lhes são atribuídas sejam adequadas ao seu perfil e capacidades.
Aproximadamente 8,2% da população portuguesa tem algum tipo de deficiência ou incapacidade. Destas percentagem, 28,8% encontra-se desempregada (sendo que na população sem deficiência, o desemprego ronda, apenas, os 14,4%).
Está nas mãos dos empresários e responsáveis de recursos humanos abrirem as portas das suas empresas para que as pessoas com deficiência possam mostrar o seu valor! E está também, nas mãos das pessoas com deficiência motora, mostrarem as suas competências e capacidade de agarrarem oportunidades!
Para conhecer quais os apoios que tem ao seu dispor poderá entrar em contacto connosco através do email info@associacaosalvador.com
Projeto apoiado por: Fundação PT e Prémio AGIR, REN
- Inscreva-se na Bolsa de Emprego
- Participe em workshops de Desenvolvimento Pessoal e Profissional
- Se tem uma empresa, conheça os incentivos à contratação de pessoas com deficiência