Subscrever Newsletter
home » os nossos projectos » sensibilização » sensibilização em escolas

Sensibilização em Escolas

A sensibilização desde cedo incute uma atitude de respeito para com a diferença

Acreditando no enorme potencial dos jovens enquanto agentes de mudança, a Associação Salvador tem vindo a desenvolver desde 2008 palestras de sensibilização em escolas para alunos do 3º ciclo e secundário, sobre a importância da inclusão e da criação de igualdade de oportunidades, bem como sobre a prevenção de acidentes.

Recentemente iniciámos ações para um público infantil, alargando a nossa intervenção ao jardim de infância e 1º ciclo, porque acreditamos que a sensibilização deve comerçar desde cedo de forma a incutir uma atitude de respeito para com a diferença.

Assim, apresentamos as seguintes proposta de atividades a desenvolver:

• Pré-escolar, 1º e 2º ano

TEATRO DE MARIONETAS: “ A Casa da Árvore” – a inclusão nas nossas mãos

O quê?

Teatro de marionetas, com personagens e contextos alusivos à temática da deficiência motora, inclusão, valorização da diferença, respeito. Promove e defende os direitos universais e exemplifica o poder que cada um tem para gerar mudança no mundo.

Para quem?

Todas as crianças do Pré Escolar, 1º e 2º ano (com lotação máxima de 60 crianças por espetáculo).

Duração?

30 minutos de espetáculo e 10 minutos para debate e consolidação dos conteúdos.

• 3º e 4º ano

JOGO DE CARTAS: “Quizz” – a inclusão nas nossas mãos (BREVEMENTE)

O quê?

Jogo de cartas com perguntas, desafios, informações e surpresas que, de forma lúdica e divertida, interpelam as crianças para a realidade da vida das pessoas com deficiência.

Para quem?

Todas as crianças do 3º e 4º ano, podendo ser jogado por grupos de 4 a 12 crianças, em sala de aula.

Duração?

30 a 40 minutos de jogo e 10 minutos para debate e consolidação dos conteúdos.

• 2º e 3º ciclos e secundário

PALESTRAS: Escolas Inclusivas – Testemunhos na 1ª pessoa sob os temas da Deficiência  Motora, Prevenção Rodoviária, Desporto Adaptado e Superação

O quê?

Pessos com deficiência motora são voluntários para uma palestra/conversa na escola, com o intuito de partilhar as suas histórias de vida, procurando sensibilizar os jovens para as temáticas diretamente relacionadas com a deficiência motora, com uma abordagem em consunância com os programas de cada escola.

Para quem?

Todos os jovens alunos do 2º e 3º ciclo.

Duração?

30 minutos de exposição e 10 a 20 minutos para debate e consolidação dos conteúdos.

Para dúvidas e inscrições de turmas ou grupos, basta enviar e-mail para: marianap@associaçãosalvador.com

A inclusão está na nossas mãos e ao alcance de todos!
Em resumo
  • Sensibilização junto das crianças e jovens de todo o país.
  • Teatro de marionetas, Jogo de cartas e Palestras com testemunho pessoal