Quem Somos

A Associação Salvador atua na área da deficiência motora e foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003.

Ao longo do tempo, tem desenvolvido projetos diferentes e ambiciosos que tiveram excelentes resultados e um demonstrado impacto na melhoria da integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas com deficiência.

No dia 2 de Agosto de 1998, com 16 anos, tive um acidente de mota que me deixou tetraplégico.

Depois do acidente, seguiu-se um período em que fui permanentemente sujeito a exames médicos, hospitais e intervenções cirúrgicas. Foi-me diagnosticada uma lesão medular a nível C-3, C-4, o que significava que doravante eu ficaria tetraplégico. O primeiro confronto com a realidade foi muito duro. A minha família viveu comigo todos aqueles momentos, de sofrimento, de pânico e angústia. Foi e é a minha família que me fortalece até hoje, bem como os meus amigos.

Com o decorrer do tempo interrogava-me como é que era possível um jovem de 16 anos que praticava jet ski quase todos os fins-de-semana, jogava rugby, futebol e fazia equitação todos dias, ficar dependente de outros para quase todas as acções do dia-a-dia. Como conseguiria aceitar a condição de tetraplégico?

À medida que constatava a realidade da minha situação de dependência física absoluta, também me começava a questionar: o que fazer agora da minha vida? Qual o meu futuro daqui por diante? O que poderei fazer face a esta situação?

As respostas foram surgindo aos poucos. Empenhei-me na fisioterapia, com disciplina e motivação. No início mexia apenas o pescoço e atualmente tenho algum movimento de braços que me permite, por exemplo, ter total autonomia na utilização do telemóvel.

Prossegui com os meus estudos com muito empenho e concluí a minha formação, licenciando-me me Marketing.

Entendi que deveria tentar ter uma vida o mais próxima possível da normalidade. E foi assim, que fui conseguindo encontrar o equilíbrio necessário para continuar a minha caminhada ascendente.

Criei a Associação Salvador, com a missão de promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

Os últimos anos foram de extrema importância para a Associação Salvador, tendo-nos afirmado como uma instituição de referência em Portugal. Os próximos tempos serão também decisivos para a consolidação das nossas acções e desenvolvimento de novos projectos.

É com sentido de compromisso e com enorme prazer que assumo um papel interveniente na defesa dos direitos das pessoas com deficiência motora.

A Nossa Missão

A Associação Salvador tem como missão promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

A Nossa Visão

Um mundo igual para todos independentemente das suas diferenças.

Os nossos Valores

Compromisso, Dinamismo, Colaboração e Excelência.

Media Kit

Elaborámos um Media Kit da Associação Salvador que contem o logo e foto oficial da Associação para facilitar a nossa divulgação ao mundo.

Press Kit

Equipa Associação Salvador

A qualidade dos recursos humanos é um fator elementar para o bom funcionamento e sucesso de qualquer organização.  A Associação Salvador conta com uma equipa altamente qualificada, com motivação especial para a causa que defende.

Salvador Mendes de Almeida

Presidente e Fundador
  • Fundador e Presidente da Associação Salvador.
  • Administrador da sociedade Vecauto.
  • Apresentador do Programa Salvador da RTP 1.
  • Co-Autor do livro ”Ser Feliz Assim”, publicado pela editora Livros Brasil e co-autor do livro “Lições de vida” editado pela Leya.
  • Licenciatura em Marketing e Publicidade pelo Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, IADE.
  • Hobbies: hand-bike, vela, cinema, viajar, meditação, entre outros.

Mariana Lopes da Costa

Direção Executiva
  • Diretora Geral da Associação Salvador desde Janeiro de 2014, colaborando com a Associação desde 2009.
  • Trabalhou no Grupo Meliá em Madrid (2008-2009), foi consultora sénior na área de Turismo na Deloitte (2003-2007) e Account Developer no Departamento de Marketing na Deloitte (2001-2003).
  • É licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e tem uma Pós-Graduação em “Hospitality Management” pela Les Roches International School of Hotel Management.
  • Casada, com 3 filhos. Adora viajar, e tem como hobbies equitação e ténis.

Ester Rosa

Coordenação de Projetos
  • É desde 2018 coordenadora dos Gestores de Projetos da Associação Salvador, tendo gerido vários projetos na Associação desde 2015 (Ação Qualidade de Vida, Integração Profissional, Eventos Incluisivos, Cooperação, Embaixadores, entre outros).
  • Foi coordenadora da Área de Formação do IES-Social Business School (2011-2014); Coordenou Projetos na Associação A PAR (2006-2011), foi investigadora na Fundação da Juventude (2005-2006).
  • É licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais (FCSH-UNL) e mestre em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais – Análise e Gestão (ISCTE-IUL).
  • Na OficinaClown fez e lecionou vários cursos de desenvolvimento pessoal através de exercícios de clown, técnica que recomenda vivamente.
  • Tem dois filhos, é muito criativa e gosta de viajar, conversar e conhecer pessoas inspiradoras e fazer parte de projetos com sentido!

Joana Frederico

Gestão de Projetos - Apoio ao Emprego em Lisboa
  • Responsável administrativa e financeira na Associação Salvador desde 2015.
  • Trabalha na área administrativa desde 2004.
  • Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Lusíada de Lisboa.
  • Casada, 1 filho, gosta de estar com a familia, ler, cozinhar e viajar.

Luciana Pereira

Gestão de Projetos - Apoio ao Emprego no Porto
  • Gestora de Projetos na Associação Salvador desde 2015 (Projeto de Integração Profissional).
  • É licenciada em Ciências da Educação (FPCEUP) e mestre em Educação e Intervenção Social com uma especialização em Intervenção Psicossocial em Contextos de Risco (ESE-IPP).
  • Coordenou um projeto de intervenção social junto de pessoas com deficiência intelectual.
  • Foi formadora, em regime de voluntariado, no Estabelecimento Prisional masculino de Santa Cruz do Bispo.
  • Nortenha de gema, gosta de ler, de cinema e fotografia. Adora estar com as amigas, a família e não dispensa um passeio com a sua cadela.

Francisco Trovão

Gestão de Projetos - Desporto Adaptado
  • Gestor de Projetos na Associação Salvador desde 2017 (Desporto Adaptado)
  • Licenciado em Fisioterapia é também Osteopata.
  • Desde cedo desenvolveu a sua atividade em instituições desportivas, entre elas, o Sporting Clube de Portugal na secção de Rugby.
  • Comunicativo e com gosto pelo contacto com os mais velhos, deu aulas de saúde na Universidade Sénior da Junta de freguesia do Areeiro.
  • Acredita que o desporto é para todos e é fundamental para um estilo de vida saudável e ativo.
  • Casado, gosta de viajar, pintar, praticar desporto e de uma boa conversa entre amigos.

Mariana Pimenta

Gestão de Projetos - Atribuição de Apoios, Prevenção Rodoviária, Sensibilização em Escolas
  • Trabalha na Associação Salvador desde Abril de 2017 e como Gestora de Projectos desde Junho de 2017.
  • Licenciada em design de comunicação, pós-graduada em educação artística.
  • Fez missões de voluntariado em São Tomé (um ano) e Angola (3 meses) onde se apaixonou pelas Capulanas (panos africanos) que dão forma à marca de artesanato Capulana With Love com artigos criados pela própria.
  • Adora pessoas, fazer viagens, fotografia, jogar rugby, fazer o pino e O Principezinho.

Joana Gorgueira

Gestão de Projetos - Acessibilidades
  • Gestora de Projeto na Associação Salvador (Acessibilidades), desde o início de 2018;
  • Trabalhou na área de Marketing na NOS Audiovisuas (2016-2018) e na REN na Direção de Comunicação e Sustentabilidade, nas áreas de Comunicação Corporativa, Responsabilidade Social e Voluntariado Corporativo (2013-2015);
  • Licenciada em Gestão e Mestre em Marketing pelo ISCTE-IUL;
  • Fez voluntariado em Moçambique (AHEAD) e em São Tomé e Príncipe (MOVE);
  • Atualmente é também Presidente da AHEAD;
  • Adora viajar e as suas grandes paixões são o desporto, o surf e os amigos.

Tiago Duarte

Coordenação da Comunicação e Angariação de Fundos
  • Responsável pelo Departamento de Comunicação e Fundraising da Associação Salvador desde 2015.
  • Trabalhou na CB Richard Ellis (CBRE) em gestão de centros comerciais como responsável de marketing.
  • Foi responsável de marketing de centros comerciais geridos pela holandesa Multi Mall Management.
  • Foi escuteiro, voluntário em diversas causas e instituições e desde 2014 é o Presidente da Delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa como voluntário.
  • Casado, tem 2 filhos, sportinguista convicto, bairrista (por Torres Vedras), gosta do melhor que a sua região tem (praias, natureza e claro o melhor Carnaval da Europa, o de Torres Vedras!)

Margarida Lopes Alves

Comunicação e Angariação de Fundos
  • Integra o departamento de Comunicação e Fundraising da Associação Salvador desde 2016.
  • Trabalhou em Gestão de Projetos e Fundraising durante 3 anos na APOIAR – Associação Portuguesa de Apoio a África; fez parte da Equipa de Rendimento Social de Inserção da AJU – Associação Jerónimo Usera durante 3 anos;
  • É Licenciada em Reabilitação e Inserção Social pelo ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
  • Foi voluntária em Moçambique por 7 meses na Missão das Irmãs Dominicanas – Escolinha do André.
  • É casada, ainda sem filhos.
  • Quer mudar o mundo com um gesto de cada vez, adora viajar, música e dança!

Margarida Patrocínio

Comunicação e Angariação de Fundos
  • Em Março de 2017 junta-se à Associação Salvador e em Julho integra o departamento de Comunicação e Angariação de Fundos.
  • Trabalhou como Assistente de Comunicação no Centro Social Paroquial de São João das Lampas durante 4 anos.
  • Licenciada em Comunicação Social e Cultural (UCP Lisboa), com pós-graduação em Comunicação Estratégica (Univ. Nova de Lisboa).
  • Voluntária por várias causas, a música e a dança fazem parte do seu organismo e é apaixonada pelos seus sobrinhos.

Embaixadores

• Diogo Gonçalves Soares Franco
  • José Maria Magalhães Pavia Cumbre
Relatório de Atividades 2017

Promover a inclusão das pessoas das pessoas com deficiência motora na sociedade e a melhoria da sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.