Ao longo do tempo, tem desenvolvido projetos diferentes e ambiciosos que tiveram excelentes resultados e um demonstrado impacto na melhoria da integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas com deficiência.
No dia 2 de Agosto de 1998, com 16 anos, tive um acidente de mota que me deixou tetraplégico.
Depois do acidente, seguiu-se um período em que fui permanentemente sujeito a exames médicos, hospitais e intervenções cirúrgicas. Foi-me diagnosticada uma lesão medular a nível C-3, C-4, o que significava que doravante eu ficaria tetraplégico. O primeiro confronto com a realidade foi muito duro. A minha família viveu comigo todos aqueles momentos, de sofrimento, de pânico e angústia. Foi e é a minha família que me fortalece até hoje, bem como os meus amigos.
Com o decorrer do tempo interrogava-me como é que era possível um jovem de 16 anos que praticava jet ski quase todos os fins-de-semana, jogava rugby, futebol e fazia equitação todos dias, ficar dependente de outros para quase todas as acções do dia-a-dia. Como conseguiria aceitar a condição de tetraplégico?
À medida que constatava a realidade da minha situação de dependência física absoluta, também me começava a questionar: o que fazer agora da minha vida? Qual o meu futuro daqui por diante? O que poderei fazer face a esta situação?
As respostas foram surgindo aos poucos. Empenhei-me na fisioterapia, com disciplina e motivação. No início mexia apenas o pescoço e atualmente tenho algum movimento de braços que me permite, por exemplo, ter total autonomia na utilização do telemóvel.
Prossegui com os meus estudos com muito empenho e concluí a minha formação, licenciando-me me Marketing.
Entendi que deveria tentar ter uma vida o mais próxima possível da normalidade. E foi assim, que fui conseguindo encontrar o equilíbrio necessário para continuar a minha caminhada ascendente.
Criei a Associação Salvador, com a missão de promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.
Os últimos anos foram de extrema importância para a Associação Salvador, tendo-nos afirmado como uma instituição de referência em Portugal. Os próximos tempos serão também decisivos para a consolidação das nossas acções e desenvolvimento de novos projectos.
É com sentido de compromisso e com enorme prazer que assumo um papel interveniente na defesa dos direitos das pessoas com deficiência motora.
A Associação Salvador tem como missão promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.
Um mundo igual para todos independentemente das suas diferenças.
Compromisso, Dinamismo, Colaboração e Excelência.
Elaborámos um Media Kit que contém uma breve apresentação da Associação Salvador, algumas fotografias ilustrativas dos diferentes projetos e o nosso logo, para facilitar a nossa divulgação ao mundo.